SEMIÓTICA E TEXTOS MULTIMODAIS - III SILLIC - JI-PARANÁ - IFRO

O presente tema foi discutido e apresentado no III SILLIC - SIMPÓSIO DE LÍNGUAS, LINGUAGENS E IDENTIDADES CULTURAIS, promovido pelo Instituto Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná. A Semiótica, enquanto ciência da Linguagem, oferece uma gama de plataformas metodológicas para desvendar seus objetivos frente ao objeto Linguagem, mesmo que este possua formas desdobradas da Língua Materna, associadas à novas formas de representação. Textos multimodais, em sua definição pontual, constituem-se de linguagens que possuam mais amplitude representativa, ou seja, recursos de representação específicos além do espectro discursivo comum. Todos este campos representativos focam em atender à função textual ou gênero proposto. Com a evolução da linguagem digital, da imagem e do som, os textos multimodais passaram a focar em resultados cada vez mais difíceis e inusitados, ampliando sobremaneira seu poder comunicativo. 

Por questões metodológicas, algumas unidades de textos multimodais podem ser analisadas e identificadas a partir de um conjunto de características estruturais e também temáticas, funcionando como pós-gêneros.

Podemos citar algumas destas identidades na grade histórica: a primeira e mais conhecida, a Charge. Delas evoluímos para formas modais mais complexas, como o Nosense, a fetichização e a fake News. A partir desta apresentação em minicurso, derivada de questões semióticas suscitadas a partir de objetos de pesquisa inseridos pela nova mídia, objetivamos escrever um texto analisando algumas identidades multimodais.   


Seguem alguns Links de observações produzidas aqui no Blog que deram origem aos trabalhos.






Comentários