DICAS - O QUE ESTUDAR NO ENEM? - (Linguagens)

Os dados abaixo são frutos de análise das provas 2016 e 2017, aplicadas metodologia específica para alocar os conteúdos exigidos, bem como os suportes, diferenciando-os, uma vez que os conteúdos são constituídos de informações e dados externos à prova; e os suportes são os tipos e naturezas textuais utilizados para leitura dos candidatos na prova do ENEM.

Na matriz de referência, constam as competências e habilidades exigidas ao aluno; ou seja, o que ele tem que saber para responder as questões; Baseada nelas, construímos três dicas adicionais à prova do ENEM 2018. (As dicas estão no final)

 Do ponto de vista da exigência de conteúdos externos, ou seja, a quantidade de informações necessárias para responder as questões, a imagem acima ilustra os tipos de abordagem. Quase 40% das questões da prova de Linguagem exigem informações que estão dentro do próprio texto, não exigindo busca externa na memória. Mas estas informações ou estão colocadas literalmente, a palavra está transcrita integralmente; ou surgem de forma associada, ou seja, usando sinônimos ou metáforas. No terceiro nível as informações são exigidas de fora, tais quais: gêneros, tipologias textuais, conhecimentos gerais, etc. 


Acima, podemos perceber o quanto a prova de Linguagens 2016 exigiu informações externas de Literatura (15 questões); É importante observar que são 07 questões de Compreensão Integral. E três questões que exigem compreensão de coerência e coesão. Ou seja, entender o fluxo do texto, conjunções, e elementos coesivos foi fundamental, bem como pontuação. Por outro lado, questões que exigem conhecimento de pintura e propaganda perfazem 5 itens. 



A leitura que podemos fazer do gráfico acima é a de que as questões de Literatura foram reduzidas (15 para 09); e ampliadas as questões de Compreensão e Interpretação integral, o que mostra menor exigência de informações a serem decoradas ou fixadas. A prova ficou mais extensa, mas com menos exigência de informações. Por outro lado, o conhecimento de pintura e propaganda se fez mais presente. (06 questões). 

Abaixo, seguem os tipos de texto que mais foram exigidos nas últimas provas 2016 e 2017.  



É salutar que o aluno siga algumas destas dicas, pensadas dentro do processo;
1 A leitura é um ato psico físico, o que determina treinamento. Ler qualquer tipo de texto contribui para o treinamento mental.

2 Cuidado com o tempo de resolução. Sempre deixe 03 minutos para cada questão, sabendo que os textos suporte levam até 01 minuto em média para serem lidos.

3 Adquira variedade de sinônimos e métodos de associação. Assim como o raciocínio lógico está para a matemática no ENEM, o método de associação está para a prova de Linguagens e outras provas inclusive. 


Comentários