ASPECTOS GERAIS DO ARCADISMO: Análise de Alfredo Bosi
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 41ª ed. São Paulo: ed. Cultrix, 1994.
ASPECTOS ESTÉTICOS, ESTILÍSTICOS E TEMÁTICOS DO ARCADISMO
ALFREDO BOSI
Org. Prof. Rômulo Giácome O Fernandes
- Atenuar os aspectos pesados e maciços do Barroco;
A linguagem Barroca estava amarrada ao signo tanto quanto desvinculada ao princípio do gosto e da graça. Entendida como amaneiramento das formas e conteúdos.
- Busca do Natural; Esquemas rítmicos mais graciosos;
O verso buscou a melopéia quatrocentista de Sannazaro; A lira pastoril de Guarini; (influências medievais).
- A incursão ao mundo do equilíbrio, perpetuou princípios como o claro, o racional, o regular e o verossímil;
Na tentativa maior de arquitetar uma estética própria, o Arcadismo foi antes de tudo político e normativo; intentou formar uma concepção sobre a arte literária, reiterando ares de Poética; Re-inventou as fórmulas clássicas à sua maneira; (Neo-classicismo; Iluminismo)
A estrutura do Arcadismo se dá da seguinte maneira:
A – Um encontro do cenário natural como contorno ideal à obra, bem como contextos de afetação humana, formatados de maneira nítida pelas linhas clássicas, espiritualizada pela condição de imitação (mimese)
B – Ao meio do século XVIII, crítica da Burguesia New Cult, aos abusos do Clero e Burguesia;
Sonetos de Escola “Arcádia” Engajamento Pombalino (Basílio da Gama) Sátira Política (Gonzaga) Último suspiro Árcade com Rousseuau e Voltaire (José Bonifácio)
1. O verossímil aqui entendido como uma nova manifestação da mimese clássica: cópia da natureza. Real Cópia = BELO. Que agora data:
2. A mimese verossímil do Árcade: Existe um mediador entre esta cópia real que procura encontrar a beleza escondida nas coisas. Este mediador é a fantasia:
Natural (Real) Fantasia Obra: Esta fantasia deve dialogar com a natureza e propor à Linguagem seu produto significante. Não deve avançar rumo ao ilógico ao anti-real. Os mitos são muito utilizados pois uma Fantasia (aqui vista como unidade de representação) que possui configuração humana, mantém relações reais e essenciais ao mesmo tempo. O homem e suas ações no espaço natural são consideradas alegorias perfeitas ao entendimento árcade. No Barroco, os signos do poema valorizam-se mutuamente em uma relação significante, deixando um espaço para multiplicidades; o verossímel árcade amarra o texto à condição humana (contexto) e suas derivações afetivas e conceituais, como forma de atingir a plenitude da essência do belo. O Barroco ignora os limites da natureza.
3. Existe uma nítida necessidade das experiências humanas (Iluminismo); A arte deve existir enquanto elemento pedagógico, reivindicando a máxima de Horácio. Peso da ética como elemento moralizante. (fazer o bem).
4. O gosto ao bom e verdadeiro, que a mimese árcade possibilita. Deva ser verossímel pois não se admite uma fuga ao Real (natural).
5. Existia uma nuança de Hedonismo (Prazer sensível) , no sentido das Àrias que perpetuavam a moda dos salões e boa etiqueta. O bom vivant que celebra a moral clássica greco-Romana.
6. Uma escolha das fontes Italianas são provenientes do apego ao Fantástico e do Prazer no tecido verbal.
7. A Art Poetique de Boileu, torna-se o livro-texto dessa empreitada Árcade rumo ao cenário Francês. Aprovado por Voltaire e utilizado fortemente por Cândido Lusitano, cuja Arte Poética figurou entre as obras de cabeceira dos nossos poetas árcades.
8. “um conceito que não é justo, nem fundado sobre a natureza das coisas não pode ser belo, porque o fundamento de todo conceito engenhoso é a verdade”. Verney. (Verdadeiro Método de Estudar).
9. Ideologicamente, a presença maciça das cidades no novo cenário Burguês, fez com que a paisagem natural fosse um bem perdido, onde os tempos de ouro possibilitavam uma vida pacífica. (Antônio Cândido).
10. O campo pode ser encarado como o “espaço paralelo” do real, que possibilita o poeta cantar idilicamente e sem a sã consciência moralizante do clássico;
11. O mito do homem natural: O Iluminismo estava centrado por sobre a Razão e o Natural; Voltaire representante do enciclopedismo, era forte crítico aos mecanismo absolutistas no meio urbano; Rousseau tinha o caráter passional, buscando ambientes mais propícios à liberdade, ao sentimento. Retratando no natural os princípios de simplicidade e primitivismo. O retorno à natureza como fonte inspiradora das paixões dos poetas.
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Linhas Gerais:
- vcs já ouviram falar em Arcade Fire? Esta banda canadense é daquelas que mudam paradigmas; intimismo; grandiloqüência; estupefação; cool; tudo que uma banda de Rock and Roll pode engendrar aos amantes da boa qualidade musical (pro file) ; procurem na net;
- vcs já ouviram falar no poeta Nelson Ascher? e Arnaldo Antunes? e Paulo Leminsky? Ana Cristina Cézar? está na hora de saber o que realmente acontece na literatura contemporânea;
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ASPECTOS ESTÉTICOS, ESTILÍSTICOS E TEMÁTICOS DO ARCADISMO
ALFREDO BOSI
Org. Prof. Rômulo Giácome O Fernandes
- Atenuar os aspectos pesados e maciços do Barroco;
A linguagem Barroca estava amarrada ao signo tanto quanto desvinculada ao princípio do gosto e da graça. Entendida como amaneiramento das formas e conteúdos.
- Busca do Natural; Esquemas rítmicos mais graciosos;
O verso buscou a melopéia quatrocentista de Sannazaro; A lira pastoril de Guarini; (influências medievais).
- A incursão ao mundo do equilíbrio, perpetuou princípios como o claro, o racional, o regular e o verossímil;
Na tentativa maior de arquitetar uma estética própria, o Arcadismo foi antes de tudo político e normativo; intentou formar uma concepção sobre a arte literária, reiterando ares de Poética; Re-inventou as fórmulas clássicas à sua maneira; (Neo-classicismo; Iluminismo)
A estrutura do Arcadismo se dá da seguinte maneira:
A – Um encontro do cenário natural como contorno ideal à obra, bem como contextos de afetação humana, formatados de maneira nítida pelas linhas clássicas, espiritualizada pela condição de imitação (mimese)
B – Ao meio do século XVIII, crítica da Burguesia New Cult, aos abusos do Clero e Burguesia;
Sonetos de Escola “Arcádia” Engajamento Pombalino (Basílio da Gama) Sátira Política (Gonzaga) Último suspiro Árcade com Rousseuau e Voltaire (José Bonifácio)
1. O verossímil aqui entendido como uma nova manifestação da mimese clássica: cópia da natureza. Real Cópia = BELO. Que agora data:
2. A mimese verossímil do Árcade: Existe um mediador entre esta cópia real que procura encontrar a beleza escondida nas coisas. Este mediador é a fantasia:
Natural (Real) Fantasia Obra: Esta fantasia deve dialogar com a natureza e propor à Linguagem seu produto significante. Não deve avançar rumo ao ilógico ao anti-real. Os mitos são muito utilizados pois uma Fantasia (aqui vista como unidade de representação) que possui configuração humana, mantém relações reais e essenciais ao mesmo tempo. O homem e suas ações no espaço natural são consideradas alegorias perfeitas ao entendimento árcade. No Barroco, os signos do poema valorizam-se mutuamente em uma relação significante, deixando um espaço para multiplicidades; o verossímel árcade amarra o texto à condição humana (contexto) e suas derivações afetivas e conceituais, como forma de atingir a plenitude da essência do belo. O Barroco ignora os limites da natureza.
3. Existe uma nítida necessidade das experiências humanas (Iluminismo); A arte deve existir enquanto elemento pedagógico, reivindicando a máxima de Horácio. Peso da ética como elemento moralizante. (fazer o bem).
4. O gosto ao bom e verdadeiro, que a mimese árcade possibilita. Deva ser verossímel pois não se admite uma fuga ao Real (natural).
5. Existia uma nuança de Hedonismo (Prazer sensível) , no sentido das Àrias que perpetuavam a moda dos salões e boa etiqueta. O bom vivant que celebra a moral clássica greco-Romana.
6. Uma escolha das fontes Italianas são provenientes do apego ao Fantástico e do Prazer no tecido verbal.
7. A Art Poetique de Boileu, torna-se o livro-texto dessa empreitada Árcade rumo ao cenário Francês. Aprovado por Voltaire e utilizado fortemente por Cândido Lusitano, cuja Arte Poética figurou entre as obras de cabeceira dos nossos poetas árcades.
8. “um conceito que não é justo, nem fundado sobre a natureza das coisas não pode ser belo, porque o fundamento de todo conceito engenhoso é a verdade”. Verney. (Verdadeiro Método de Estudar).
9. Ideologicamente, a presença maciça das cidades no novo cenário Burguês, fez com que a paisagem natural fosse um bem perdido, onde os tempos de ouro possibilitavam uma vida pacífica. (Antônio Cândido).
10. O campo pode ser encarado como o “espaço paralelo” do real, que possibilita o poeta cantar idilicamente e sem a sã consciência moralizante do clássico;
11. O mito do homem natural: O Iluminismo estava centrado por sobre a Razão e o Natural; Voltaire representante do enciclopedismo, era forte crítico aos mecanismo absolutistas no meio urbano; Rousseau tinha o caráter passional, buscando ambientes mais propícios à liberdade, ao sentimento. Retratando no natural os princípios de simplicidade e primitivismo. O retorno à natureza como fonte inspiradora das paixões dos poetas.
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Linhas Gerais:
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Comentários
Luana Costa.
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