ASPECTOS GERAIS DO ARCADISMO: Análise de Alfredo Bosi

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 41ª ed. São Paulo: ed. Cultrix, 1994.

ASPECTOS ESTÉTICOS, ESTILÍSTICOS E TEMÁTICOS DO ARCADISMO
ALFREDO BOSI
Org. Prof. Rômulo Giácome O Fernandes


- Atenuar os aspectos pesados e maciços do Barroco;
A linguagem Barroca estava amarrada ao signo tanto quanto desvinculada ao princípio do gosto e da graça. Entendida como amaneiramento das formas e conteúdos.
- Busca do Natural; Esquemas rítmicos mais graciosos;
O verso buscou a melopéia quatrocentista de Sannazaro; A lira pastoril de Guarini; (influências medievais).
- A incursão ao mundo do equilíbrio, perpetuou princípios como o claro, o racional, o regular e o verossímil;
Na tentativa maior de arquitetar uma estética própria, o Arcadismo foi antes de tudo político e normativo; intentou formar uma concepção sobre a arte literária, reiterando ares de Poética; Re-inventou as fórmulas clássicas à sua maneira; (Neo-classicismo; Iluminismo)

A estrutura do Arcadismo se dá da seguinte maneira:
A – Um encontro do cenário natural como contorno ideal à obra, bem como contextos de afetação humana, formatados de maneira nítida pelas linhas clássicas, espiritualizada pela condição de imitação (mimese)
B – Ao meio do século XVIII, crítica da Burguesia New Cult, aos abusos do Clero e Burguesia;

 Sonetos de Escola “Arcádia”  Engajamento Pombalino (Basílio da Gama)  Sátira Política (Gonzaga)  Último suspiro Árcade com Rousseuau e Voltaire (José Bonifácio)

1. O verossímil aqui entendido como uma nova manifestação da mimese clássica: cópia da natureza. Real  Cópia = BELO. Que agora data:
2. A mimese verossímil do Árcade: Existe um mediador entre esta cópia real que procura encontrar a beleza escondida nas coisas. Este mediador é a fantasia:

Natural (Real)  Fantasia  Obra: Esta fantasia deve dialogar com a natureza e propor à Linguagem seu produto significante. Não deve avançar rumo ao ilógico ao anti-real. Os mitos são muito utilizados pois uma Fantasia (aqui vista como unidade de representação) que possui configuração humana, mantém relações reais e essenciais ao mesmo tempo. O homem e suas ações no espaço natural são consideradas alegorias perfeitas ao entendimento árcade. No Barroco, os signos do poema valorizam-se mutuamente em uma relação significante, deixando um espaço para multiplicidades; o verossímel árcade amarra o texto à condição humana (contexto) e suas derivações afetivas e conceituais, como forma de atingir a plenitude da essência do belo. O Barroco ignora os limites da natureza.

3. Existe uma nítida necessidade das experiências humanas (Iluminismo); A arte deve existir enquanto elemento pedagógico, reivindicando a máxima de Horácio. Peso da ética como elemento moralizante. (fazer o bem).
4. O gosto ao bom e verdadeiro, que a mimese árcade possibilita. Deva ser verossímel pois não se admite uma fuga ao Real (natural).
5. Existia uma nuança de Hedonismo (Prazer sensível) , no sentido das Àrias que perpetuavam a moda dos salões e boa etiqueta. O bom vivant que celebra a moral clássica greco-Romana.
6. Uma escolha das fontes Italianas são provenientes do apego ao Fantástico e do Prazer no tecido verbal.
7. A Art Poetique de Boileu, torna-se o livro-texto dessa empreitada Árcade rumo ao cenário Francês. Aprovado por Voltaire e utilizado fortemente por Cândido Lusitano, cuja Arte Poética figurou entre as obras de cabeceira dos nossos poetas árcades.
8. “um conceito que não é justo, nem fundado sobre a natureza das coisas não pode ser belo, porque o fundamento de todo conceito engenhoso é a verdade”. Verney. (Verdadeiro Método de Estudar).
9. Ideologicamente, a presença maciça das cidades no novo cenário Burguês, fez com que a paisagem natural fosse um bem perdido, onde os tempos de ouro possibilitavam uma vida pacífica. (Antônio Cândido).
10. O campo pode ser encarado como o “espaço paralelo” do real, que possibilita o poeta cantar idilicamente e sem a sã consciência moralizante do clássico;
11. O mito do homem natural: O Iluminismo estava centrado por sobre a Razão e o Natural; Voltaire representante do enciclopedismo, era forte crítico aos mecanismo absolutistas no meio urbano; Rousseau tinha o caráter passional, buscando ambientes mais propícios à liberdade, ao sentimento. Retratando no natural os princípios de simplicidade e primitivismo. O retorno à natureza como fonte inspiradora das paixões dos poetas.

// ____________________________________________________ //
Linhas Gerais:
- vcs já ouviram falar em Arcade Fire? Esta banda canadense é daquelas que mudam paradigmas; intimismo; grandiloqüência; estupefação; cool; tudo que uma banda de Rock and Roll pode engendrar aos amantes da boa qualidade musical (pro file) ; procurem na net;
- vcs já ouviram falar no poeta Nelson Ascher? e Arnaldo Antunes? e Paulo Leminsky? Ana Cristina Cézar? está na hora de saber o que realmente acontece na literatura contemporânea;

PARA COMENTAR ESTE POST, CLIQUE EM "comments" (comentar) abaixo; abrirá este documento e aparecerá abaixo "post comment" (postar comentário); clique e aparecerá um quadro branco para escrever; escreva e depois nas três opões abaixo do quadro clique em OTHER e aperte Post Commnt (botão grandão abaixo).

Comentários

Anônimo disse…
Alfredo Bosi... O nosso guia enfim resumido em tópicos!... Adoro encontrar um garimpeiro no caminho das letras... Vosso blog foi-me muito válido. Merci.
Luana Costa.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Genial fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.
Anônimo disse…
Yes indeed, in some moments I can phrase that I agree with you, but you may be making allowance for other options.
to the article there is even now a without question as you did in the downgrade delivery of this beg www.google.com/ie?as_q=cyprus wreck diving ?
I noticed the phrase you procure not used. Or you functioning the dreary methods of helping of the resource. I have a week and do necheg