DICAS PARA A ANÁLISE LITERÁRIA
Prof. Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes
O presente texto tem o intuito de fornecer alguns subsídios teóricos e práticos para a abordagem do objeto poético, com fins a análise literária.
1 DÊ MARGENS ÀS PRIMEIRAS IMPRESSÕES;
- Destaque o Valor Denotativo das palavras primeiro, pois é preciso conhecer o referencial para desvendar os sentidos;
- Valorize as Imagens; realize-as com fidelidade e clareza de detalhes; elas darão informações valiosas sobre o texto
2 PROCURE AS CONTRADIÇÕES:
- Segundo a semântica Greimasiana, o sentido sempre está na diferença; faça uma leitura inspecional procurando estranhamentos ou referências não determinadas; procure também os exageros; além de imagens insólitas, que podem levar a outros campos expressivos e semânticos.
3 SAIBA DISTINGUIR O GÊNERO:
- Um poema também pode estabelecer contatos com gêneros narrativos; observe se ele é mais descritivo, dando ênfase aos adornos ou detalhes nas imagens; ou se é narrativo, valorizando uma ação, uma cena, um momento; Ou totalmente lírico, valorizando um devaneio, um pensamento, uma digressão;
4 DESCUBRA O "EU" LÍRICO OU EU TEXTUAL E SUAS RELAÇÕES
- Um poema, classicamente, é sempre um falar emotivo sobre algo ou alguém, ou quase sempre de si mesmo; por mais que um sujeito fale de outro ou de outra coisa na poesia, ele sempre estará “implicando” um estado d´alma próprio. Procure estabelecer relações do eu lírico com aquilo (algo ou alguém) que ele fala.
5 COMO USAR OS RECURSOS EXPRESSIVOS
- A metodologia básica de análise parte da proposição:
a. Descrever e Classificar os recursos;
b. Analisar a intencionalidade do autor em propor aquele recurso;
c. Analisar a composição daquele recurso, ou aquilo que faz dada “metáfora” (por exemplo) funcionar como tal, representando uma significação a partir das possibilidades de sentido;
d. Efetuar uma leitura original sobre a obra, interpretando-a a partir dos sentidos conotados dos signos postos (significado).
e. Comprovar a leitura original a partir dos fundamentos textuais.
- Observe que qualquer signo posto em uma obra literária é um recurso; uso de adjetivos, imagens, substantivos, verbos, neologismos; a escolha de um termo em detrimento de outro é marca do recurso;
- As figuras de linguagem de um modo geral são sempre recursos importantes na poesia;
- A escolha de um ritmo ou de uma rima, bem como aliterações e assonâncias também são intencionalmente recursos poéticos que irão concentrar significação;
Comentários
abrçs....em nome do 2° letras.
Elisandro
O olho do relógio vigia meu coração
(acima do bem e do mal e dentro do medo)
HORAS
Até às onze horas de hoje
não amei ninguém.
Espero que até às cinco da tarde amanhã
eu ame alguém.
O olho do relógio vigia, vigia.
Mas nem o medo afasta o desamor.
Francisco Alvim
Nesse poema, não consegui identificar o que seria o olho de relógio.