TÓPICO GRAMATICAL - 2ª EDIÇÃO: SOU MESTRE (Me.)/MESTRA (Ma.) OU SOU MANUSCRITO (Ms.)?

BY ELISANDRO FÉLIX DE LIMA



Não é incomum, em discriminação abreviada dos títulos de formação pós-universitária, ver que a pessoa é “Ms. em Educação”, “Ms. em Ciência da Computação”, “Ms. em Historiografia” etc. Mas, será que usar “Ms.” para abreviatura de mestre é o correto?

Antes de responder, vejamos o que é o VOLP e o que é a ABL.

O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) é editado pela ABL (Academia Brasileira de Letras), entidade que tem delegação legal para listar oficialmente os vocábulos existentes em português, bem como fornecer seu gênero, grafia e modo de pronúncia.


E, é segundo a ABL que a abreviatura “Ms.” refere-se a (manuscrito), enquanto que, Mestre abrevia-se “Me.”, e MestraMa.”).

Então, por que muitos ainda insistem em abreviar mestre com “Ms.”?


A hipótese mais concreta é a seguinte: Em inglês “Master of Science” (Mestre em Ciências) tem como abreviatura (Msc). Alguns pensam que o “M” e o “S” referem-se a Mestre em Inglês. Se for assim, o que diríamos sobre o “C”, se a palavra ciência é traduzida por Science? Nota-se que a abreviatura em inglês se completa assim: “M”: Master + “sc”: Science = Master of Science.

Perceberam a complicação?


Ms.” não é a abreviação de mestre em Inglês, nem muito menos de mestre na Língua de Camões. “Msc” é a abreviação de “Master of Science” (Mestre em Ciências). Portanto, aqui no Brasil, abrevia-se: Mestre (Me.), Mestra (Ma.) e Manuscrito (Ms.).



COSTA, José Maria da. Manual de Redação Profissional. 3. ed. Campinas: Millennium, 2007.

CORREIA, Wilson. Qual é mesmo a abreviatura de Mestre?. Disponível em: >. Acesso em: 20 mar. 2011.




ELISANDRO FÉLIX DE LIMA é formado em Letras pela UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal, Pós-Graduando em Gramática Normativa da Língua Portuguesa, prof. Tutor em Cursos a distância pela UNISA e Revisor Textual.









Comentários