TÓPICO GRAMATICAL - 11ª EDIÇÃO - PRÓCLISE, MESÓCLISE E ÊNCLISE

By ELISANDRO FÉLIX DE LIMA



A edição "tópico gramatical" desta semana traz aos leitores-estudantes uma nota básica sobre próclise, mesóclise e ênclise. Muita gente já deve ter ouvido falar sobre esse conteúdo na escola, ou pelo menos, já deve ter se deparado com essas três "palavrinhas estranhas" em alguma prova de concurso.
A próclise, a mesóclise e a ênclise tratam-se do emprego dos pronomes, antes, no meio ou depois do verbo.


A próclise (antes do verbo)
Exemplos:
Não lhe falei isto.
Voltaram porque lhes interessava.
Deus o ajude!
Insistiu para lhe dizerem a verdade.

Mesóclise (no meio do verbo)
Exemplos:
Encontrar-lhe-ei uma solução.
Encontrá-lo-ia se pudesse.

Ênclise (após o verbo)
Exemplos:
João, diga-me a verdade.
Voltou trazendo-nos boas notícias.
É fácil entendê-lo.

A regra é básica, como foi avisado, porém, sabe-se que o leitor-estudante, com o tempo, pode esquecer como aplicar corretamente os conceitos. Para isso, o "macete" é usar de referências que facilitem a fixação do conteúdo. Vejamos:

Para a próclise você deve lembrar de "P" de primeiro (quer dizer, antes do verbo); a mesóclise lembre-se do "m" de meio (quer dizer, no meio do verbo) e; a ênclise lembre-se de "en...fim" (quer dizer, fim, por último, depois do verbo). Lembre-se, isso não é regra, é simplesmente, uma dica para facilitar a fixação dos conteúdos.


Elisandro Félix de Lima é graduado em Letras e pós-graduado em Gramática Normativa da Língua Portuguesa pela UNESC - Faculdades Integradas de Cacoal.

Comentários