O QUADRADO SEMIÓTICO: COMO FUNCIONA?

O quadrado semiótico é uma metodologia de análise textual com alto poder de êxito na desconstrução e explicação dos sentidos dos textos, sendo cientificamente uma abordagem eficaz e explicativa do fenômeno discursivo. Neste texto tentaremos dissecar sua lógica de aplicação. 




Primeiramente é importante entender que a lógica de aplicação nasce de uma perspectiva estruturalista (1960), tendo base nos Círculos Linguísticos e nos conceitos de oposição. Como o quadrado é uma modalidade de lógica de aplicação, faz-se necessário compreender os mecanismos operacionais por detrás do seu funcionamento, e usar da dedução gestáltica para combinar as informações. 


Assim, indicamos duas situações para entender o Quadrado Semiótico: 

1 Primeira: Buscar referências teóricas resumidas, mas com precisão ao método, a partir de uma sugestão de leitura em autores com certa aplicação metodológica.

Menor resumo possível, bem sucedido, da teoria feito por
NASCIMENTO, T. R. C. Apostila de Semiótica. UNAERP, 2002.

Base teórica a partir de Diana Luz Pessoa de Barros

2 Segunda: Um modelo de aplicação essencial e básico, proto-estruturado, apresentando  um exemplo simples, que deflagra o seu Percurso Gerativo de Sentido. Grosso modo, a semiótica busca descrever o percurso gerativo de sentido desde sua origem mais profunda, até sua narrativização humana, concluindo na discursividade. 

Nível Fundamental

Nível Narrativo

Nível Discursivo



Utilizaremos como objeto de análise a seguinte narrativa, que tem modelo repetido em vários outros produtos: (Novelas Mexicanas)

"Mercedes mora no campo e é pobre; vai para a cidade e trabalha na fábrica de Miguel; Miguel é rico e possui uma mãe controladora, Maria; Mercedes conhece Miguel que se  apaixona por ela; Maria não quer o relacionamento e tem conduta reprovável; Miguel tem uma ex-namorada, Valentina, que luta por cima de tudo para segurar Miguel, e não é rica nem pobre; Mercedes casa com Miguel e fica bela e rica;"     


NÍVEL FUNDAMENTAL (descobrir a oposição básica)

1 Nível Fundamental (Posses)

                                     S1 Pobreza                 contrário             S2 Riqueza
                                     
                                     n S2 não-Riqueza       contraditório       n S1 não-pobreza

2 Nível Fundamental (Conduta)


                                     S1 Bondade                 contrário             S2 Maldade
                                     
                                     n S2 não-Maldade       contraditório       n S1 não-Bondade

NÍVEL NARRATIVO


Esta oposição básica vai evoluir para a presença humana, de Agentes, chamados de Actantes. Aqui os personagens já podem ser inseridos:



                                     S1 Pobreza                 contrário             S2 Riqueza
                                          Mercedes                                              Miguel / Maria
                                     
                                     n S2 não-Riqueza       contraditório       n S1 não-pobreza
                                             Miguel                                                Valentina


                                      S1 Bondade                 contrário             S2 Maldade
                                          Mercedes                                              Maria
                                     
                                     n S2 não-Maldade       contraditório       n S1 não-Bondade
                                          Miguel                                                    Valentina
                                     
Programa Narrativo - Importantíssimo, pois incide no desdobramento da narrativa e seu encadeamento. 

Relações de Conjunção e Disjunção que alimentam a Narrativa: 

                                Mercedes           Disjunção (oposição)             Miguel
                                Mercedes           Disjunção                                Maria
                                Mercedes           Disjunção                                Valentina


Após a análise da tipologia competência, ou seja, modalizarmos um "fazer" narrativo a estes actantes, temos a seguinte combinação: lembrando que os fazeres estão no eixo do: querer, dever, poder e saber

Mercedes (Poder-Beleza/Bondade)    conjunção       Miguel (Querer/Poder)


Mercedes tem um poder-fazer, pois é bela e tem caráter, que seduz Miguel, que está sob um querer e um poder, pois também é belo e possui valores. 

A narrativa imprime seu andamento modal e gerativo de sentido na relação entre Mercedes e Maria (sogra);

              Mercedes (Poder-Beleza/Bondade)    disjunção       Maria (Querer/Poder)

Ao analisarmos pelo eixo narrativo do (Poder), Posses, temos a seguinte relação:

                 Mercedes (não poder)                     fracasso          Maria (poder)

Mas se o eixo a ser analisado for (Poder/Saber) sob a ótica da bondade, teremos:

                Mercedes (poder/saber)     sucesso             Maria (não-poder/saber)


Por meio dos cunhos moralizantes, dos tons românticos, (predominantes na narrativa exemplo) alguns valores narrativos modais vão prevalecer no início, mas depois serão neutralizados pelos valores pontuados:

                Mercedes (Bela/Boa)      fracasso frente     Maria/Valentina (Dinheiro/maldade)

                Mercedes (Poder)           sucesso frente       Miguel    (Dinheiro/Valores)

                Mercedes (Poder/Miguel)  sucesso frente    Maria/Valentina


Na aparente simplicidade, temos a busca de entender o nível fundamental, a proto-narrativa ou as tensões que iniciam todo o processo. 
Toda narrativa está seguramente assentada sobre tensões básicas, que quando localizadas seus elementos modalizantes; atores, desdobramentos, competências, etc, apresentam o percurso gerativo de sentido. 


Em linhas gerais, iniciamos procurando a oposição básica, presente em toda e qualquer narrativa; logo após inserimos um sujeito e um objeto, chamados de actantes. 

O nível discursivo faremos em outra oportunidade. 

Comentários

Unknown disse…
Recapitulando nossos estudos me deparei novamente com o quadrado semiótico, a pedra no caminho, confesso que ainda não entendo muito bem e prefiro mil vezes a semiótica peirceana.