Lançamento do Livro: LÍNGUA E LITERATURA EM QUESTÃO: ABORDAGENS SEMIÓTICAS E SOCIOLINGUÍSTICAS

LÍNGUA E LITERATURA EM QUESTÃO: ABORDAGENS SEMIÓTICAS E SOCIOLINGUÍSTICAS 



A presente obra divide-se em dois campos: Análises Semióticas aplicadas a objetos não verbais e Abordagens Sociolinguísticas de variantes e diferentes falares do interior de Rondônia e do município de Cacoal. 
Na primeira parte a obra aplica conceitos da semiótica americana, desvendando estratégias de linguagem utilizadas por peças publicitárias, designs e produtos que fazem uso dos signos como forma de persuasão. Além da aplicação dos conceitos de ícone, índice e símbolo em pinturas contemporâneas. 
Na segunda parte o livro analisa, por intermédio de instrumental da Sociolinguística de Labov e seus seguidores, alguns falares e variantes linguísticas que configuram ótimos temas de aplicação de técnicas e métodos sobre o fenômeno da variação linguística e suas características. 
Os capítulos que compõem a obra foram resultados de pesquisas publicadas em forma de artigos científicos, frutos do empenho do grupo de pesquisa TEOLITERIAS, coordenado e orientado pelo professor Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes.
O livro se destina aos estudiosos da Linguística e Sociolinguística, Semiótica e Literatura, além daqueles interessados em descortinar as técnicas e métodos argumentativos utilizados por diferentes áreas da linguagem, como a propaganda e a pintura. 
Além disso, constitui-se de um ótimo instrumental de referência para as análises semióticas e aplicações das discussões sociolinguísticas para aqueles que pretendem ingressar neste campo.
O livro ainda conta com textos que tratam da literatura e sobre o ensino de Jovens e Adultos no Brasil, um campo ainda pouco discutido aqui na região.

Comentários