COMENDO BEM E BARATO NO PERU (Custo Benefício)


por Helem Cristiane 

Nesta postagem narro as experiências gastronômicas de viagem feita ao Perú em julho de 2017 com a minha família. Somos de Rondônia e fomos de carro, aproveitando os mínimos detalhes.
Moramos em Cacoal-RO, saímos às 4 da manhã e dormimos em Rio Branco, no Acre. No dia seguinte, já dormimos em terras peruanas, Porto Maldonado, maior cidade e com melhor infraestrutura até chegar em Cusco, que fica a aproximadamente 700 km de lá. Essa viagem demora em torno de 12 horas, devido à Cordilheira dos Andes, estrada sinuosa, impossível de andar a mais de 80 km por hora.
Neste percurso, praticamente não há cidades com bons restaurantes no horário do almoço, sendo imprescindível levar água e comidas para não passar apuros. 
Por volta de 13 horas, chegamos à Marcapata, cidade altíssima, com visão esplendorosa, lá é obrigatório parar no mercado Municipal para comprar a folha e tomar o Chá da Coca, o gosto não é muito bom, mas dá para tomar, ele ajuda a evitar dor de cabeça e náuseas causadas pela altitude.





Ainda em Marcapata experimentamos o espetinho de Alpaca, uma espécie de Lhama, muito apreciada por lá. Bem quentinha, a carne é gostosa, mas se esfriar, dá para sentir o gosto meio adocicado da carne, é diferente. Vale a experiência

  



Quando chega no pico da Cordilheira, 4725 metros, super frio, há vários pequenos restaurantes que servem Truta frita com batatas cozidas. Uma delícia que não pode ser desperdiçada para quem vai de carro. O prato custa 10 soles.


  

Ao chegar em Cusco, por volta das 19 horas, fomos jantar em um restaurante na lateral da Plaza de Armas. Lá, e em quase todos os restaurantes, são oferecidos Menus Turísticos com preços variados, a partir de 20/25 soles já é possível fazer uma refeição com entrada, prato principal e bebida, geralmente limonada, pisco sour (a caipirinha deles), ou um suco de chicha morada (refresco feito de um milho roxo, fervido com frutas, especiarias e açúcar), vale a pena experimentar. Em Menus de 25 soles acima, servem até sobremesa, lembrando que essas não são o forte dos peruanos, as nossas são bem melhores
Pedimos um Menu Turístico de 25 soles:
Entrada (sopa Crioula – deliciosa, é tradicional, tem que experimentar)
Bebidas: Limonada e pisco sour
Prato principal: Pollo à la plancha, nada de especial
Sobremesa: Sorvete





No dia seguinte, experimentamos dois tipos de churros maravilhosos, o tradicional, por 2 soles,

E outro delicioso, fritinho na hora, gigante, por apenas 1 soles, comia vários por dia rsrs, irresistível.



Por 1 soles, você come uma fatia generosa e docinha de piña - bacaxi.




Almoçamos em um excelente restaurante popular chamado Antojitos, no caminho para o mercado San Pedro, com comida farta, de ótima qualidade e por um preço incrível. Não deixe de conhecê-lo.  Lá tem Menus a partir de 13 soles.

Por 15 soles, nosso Menu veio com entrada, prato principal e bebida. A entrada foi uma salada que parece o nosso Salpicão (muito gostosa), e o prato principal foi o Tradicional Lomo Saltado com arroz e as tradicionais papas (batatas) fritas. Não deixem de comer este delicioso prato peruano.
  




Neste mesmo restaurante, por 20 soles, você pode pedir como prato principal, um frango frito com arroz de chaufa e legumes, um prato dá para 2 pessoas, claro, dependendo da fome (muito bom).


Em um jantar romântico, fomos conhecer o restaurante do renomado Chefe de Cozinha peruano, Gastón Acurio, O Chicha, que fica na Plaza Regocijo. Nosso Jantar teve direito a entrada, prato principal, bebida e sobremesa. Infelizmente lá não tem Menu Turístico, rsrsrs. Ah!, tem que agendar.



Entrada: pedimos um prato com três empanadas (carne, frango e queijo), muito gostosas, 19 soles   





Bebidas: 2 Pisco sour (O que mais encareceu o jantar, 25 soles cada)


Prato principal: O meu foi Ravioles (gostoso, mas nada de excepcional), 38 soles.
Meu esposo pediu Panceta de Porco crocante (muito gostoso), mas pequeno para o padrão faminto dele rsrs, 59 soles.



De sobremesa pedimos uma Degustação de Suspiros, são como doces cremosos de leite, mas com 4 sabores da tradição peruana. Compensa experimentar, 23 soles. Pedimos também um Suflê de Chocolate com sorvete de menta e calda de chocolate (maravilhoso), 23 soles.




Nosso jantar saiu por 220 soles. Adoramos a oportunidade de comer no restaurante desse renomado Chefe. Experiência possível, por esse preço, só lá no Perú.  Aqui, um jantar como este, seria o dobro do valor.


Fizemos um passeio pelo Vale Sagrado (Lindo de viver)


 Lá, tivemos a oportunidade, mas não tivemos coragem de experimentar o Cuy assado, porquinho da índia. Um misto de dó e nojinho, rsrs. 30 soles estes aí.




Perto de Ollantaytambo, cidade onde se pega o trem para ir para Machu Picchu, paramos em um restaurante para almoçar. Pedimos um prato de frango empanado, o prato era gigantesco, e custou 18 soles.






Em restaurantes menos turísticos, recomenda-se perguntar se o prato dá para 2 pessoas, geralmente eles são muito generosos, e não acho legal jogar comida e dinheiro fora.
Em Cusco, há muuuuuitas Pollerias, fomos em uma bem bacana, enfeitada com muito neon, lá pedimos pollo assado com arroz de chaufa, e batatas fritas pagamos 20 soles em cada prato, eles são enormes. Claro que não podia faltar a Inca Cola, refrigerante mais consumido pelos peruanos. Ele tem gosto aguado de tutti-frutti, vale a pena experimentar.
Ah, arroz de chaufa é como o nosso arroz temperado, mas eles colocam prioritariamente shoyo, ovo mexido, entre outros temperos e carnes.

 A nossa viagem ao vale sagrado contou com muitas surpresas, principalmente o bloqueio da estrada que liga Cusco e Ollantayatambo, que nos fez passar por um desvio. No retorno passamos em uma cafeteria para recompor as energias; o leite cusquenho é delicioso. 



Frango assassino; no caos da greve dos professores, na correria, nosso filho Pedro acabou comendo demais e passando mais; nada que desabone o Polo do Antojitos, mas tudo tem limite;  




Saímos às pressas de Cusco destino a Puno; jantamos no caminho, em uma pizzaria popular, longe dos olhos dos turistas; local típico; o tempero Peruano tem sua excentricidade;  será um tipo de pimenta ou cominho? ou talvez os dois?

Comentários