ABNT 6022:2018 NORMAS PARA ARTIGO CIENTÍFICO - O QUE MUDOU? (GUIA RÁPIDO DO ARTIGO CIENTÍFICO)

Segue resumo das principais mudanças trazidas pela NBR 6022:2018 e como afetam sua confecção de Artigo Científico. Aproveite e baixe o Guia Rápido de Elaboração do Artigo. 





1 CONCEITO


            A normativa específica para regulação da produção, desenvolvimento e editoração do Artigo Científico é a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que sofreu atualização em 16 de Maio de 2018. Segundo suas recomendações, o artigo científico é:

NBR 6022:2003
Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

NBR 6022:2018

Parte de uma publicação, com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica.
           
           
É possível perceber que houve uma maior abrangência no conceito de 2018 face ao conceito de Artigo de 2003. Na prática implica em alguns pontos:

a)    A maioria das regulamentações e regras de publicação ficam a cargo das revistas e programas de publicação.
b)    Amplia-se a possibilidade de inclusão de trabalhos específicos como: relatos, relatos fotográficos, diários de viagem entre outros.

2 TÍTULO E NATUREZA DO ARTIGO

O título sofreu alterações.
ABNT. NBR6022:2003 Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Brasil: 2003
ABNT. NBR6022:2018.Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. 2ª ed. Brasil: 2018.

Na prática, a antiga NBR estava focada nas publicações impressas, que demandava necessidades específica. Agora considera-se as publicações não discutindo sua natureza, se impressa ou digital, proporcionando abertura às publicações online.
Sobre publicação existiu uma ampla atualização entre as duas NBRs (2003) e (2018), nesta última não existe prescrição do tipo de publicação impressa, deixando explícito a força das publicações online. Vejamos como constava na antiga NBR.  

3.18 Publicação periódica científica impressa: Um dos tipos de publicações seriadas, que se apresenta sob a forma de revista, boletim, anuário etc., editada em fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo indeterminado, com a colaboração, em geral, de diversas pessoas, tratando de assuntos diversos, dentro de uma política editorial definida, e que é objeto de Número Internacional Normalizado (ISSN).

            É importantíssimo pensar no conceito de publicação engendrado acima, pois ele cria a situação de designação numérica, ou seja, a publicação tem um sistema de organização numérica.
Como uso geral, os alunos vinculados aos grupos de pesquisa e orientação docente deverão publicar seus artigos científicos em co-autoria com seus respectivos orientadores. Ressalvando aqueles que produzirem sem a devida tutela do autor entidade. No entanto, isto muda de instituição e local, devendo ser observado cada caso concreto.

3 DATA DA SUBMISSÃO E APROVAÇÃO

ITEM NOVO

Inserir Data de Submissão e Aprovação no Artigo. Agora como item obrigatório é necessário inserir estes dados. Por ser obrigatório, prescinde-se normativamente a necessidade do artigo está publicado. Aquele texto escrito em formato de artigo que está na gaveta ou não foi indexado não é artigo científico.

5.1.4 Datas de submissão e aprovação
Devem ser indicadas as datas (dia, mês e ano) de submissão e aprovação do artigo para publicação.

4 ESTRUTURA (Baseado na NBR 6022:2018)

A estrutura de um artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, especificados conforme o Esquema abaixo, transcrito da NBR6022:2018, que apresentou alterações.

Elementos estruturais de um artigo
-Título no idioma do documento (obrigatório)
- Título em outro idioma(opcional)
- Autor (obrigatório)

Elementos pré-textuais
- Resumo no idioma do documento (obrigatório)
- Resumo em outro idioma(opcional)
- Datas de submissão e aprovação do artigo(obrigatório)
- Identificação e disponibilidade ( opcional)

Elementos textuais
- Introdução (obrigatório)
- Desenvolvimento (obrigatório)
- Considerações finais (obrigatório)
- Referências (obrigatório)
- Glossário ( opcional)

Elementos pós-textuais
-Apêndice(opcional)
-Anexo ( opcional)
-Agradecimentos ( opcional)
NOTA 1 A nomenclatura dos títulos dos elementos textuais fica a critério do autor.
NOTA 2 Não existe menção às palavras-chave, que devem estar implícitas ao resumo.

FAÇA O DOWNLOAD DO GUIA RÁPIDO PARA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ATUALIZADO NBR 6022:2018



Comentários