ENEM - ENTENDA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE VÃO CAIR NA PROVA DE LINGUAGENS.

Analisamos 25 questões da última prova do Enem 2018, Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, comparando com a Matriz de Referência, classificando cada questão em uma competência e habilidade respectiva. Vejam o que os dados mostram e utilize estes resultados para montar seu planejamento de estudo. 

Quais as Competências e Habilidades mais cobradas na última prova do Enem, Área de Linguagens, Códigos e Tecnologias? Realizamos um estudo com a última prova do Enem 2018, na área de Linguagens. Analisamos detidamente 25 questões, executando as questões várias vezes e classificando as competências e habilidades relacionadas à Matriz de Referência do Inep.

Sabemos que a Matriz de Referência apresenta as competências (09) e as habilidades para cada competência (totalizando 30 habilidades), na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Em suma, é exatamente o guia do que devemos estudar, pois as questões são construídas a partir da proficiência exigida na da Matriz.

Abaixo segue a tabela construída a partir das análises de 25 questões. Esta tabela classifica nível de dificuldade, competência exigida e habilidade. Bem como uma chave para resolver. 

Observa-se que sob a nossa apreciação, a prova apresenta:

04 questões consideradas Fáceis.
10 questões consideradas
Médias
09 questões consideradas Difíceis

Isso é imprescindível para entendermos o TRI, a teoria de resposta ao item, que determina uma coerência de acertos. Assim, é imprescindível acertar as 14 questões consideradas fáceis e médias para não cometer a incongruência da regularidade de proficiência. Por outro lado, olhando o gráfico abaixo, analisamos que a competência 07 e 06, da amostra  analisada, somam quase 60% das competências requeridas para realização da prova 2018.

Isso quer dizer que, foi preciso estudar e ampliar a competência:

“Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.”

O que esta competência requer do aluno? Ela exige conhecimento de entendimento e assimilação do "conteúdo" do texto, seja usando a interpretação, seja explicando os recursos utilizados pelo texto de base. 
O candidato deve chegar até a mensagem requerida pelo texto suporte, assim como seus recursos de argumentação, gêneros e elementos linguísticos. 

Outra competência muito requerida, segundo nossa análise, é a de número 06. 
Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

Essa competência tem algumas semelhanças com a competência anterior, pois ambas requerem necessidade de construir sentidos a partir do texto, principalmente pela interpretação ou compreensão textual. Mas elas separam-se pelas habilidades propostas. E aqui fica a grande contribuição deste estudo.

Observem o gráfico abaixo:

A habilidade 18 foi a mais requerida, junto com a 22. Ela é uma habilidade inserida na competência 6.

“H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.”

Três questões da amostra exigiam que o candidato compreendesse os recursos utilizados para levar um conteúdo até o leitor. Logo, não basta apenas tentar decodificar o conteúdo dos textos, mas também compreender os recursos utilizados, como inversão da oração, mudança da pessoa verbal, entre outros.

Outra habilidade muito cobrada foi a H22:

H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos

Ela está localizada na competência 07, a grande vencedora das competências exigidas. Ela possui mais de 40% de questões da amostra analisada. As habilidades h21, h23 e h24 também apresentaram destaque, sendo exigidas mais de uma vez.

H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Resumidamente, o candidato deve, a partir das habilidades acima, e da pertinência e regularidade desta cobrança, possuir capacidade de entendimento direto dos seguintes conteúdos:

1 Reconhecer o conceito de gênero e alguns gêneros, como o "Resumo", que caiu na prova 2018. (questão 24)
2 Saber relacionar a linguagem não verbal com a verbal.  (Questão 25)
3 Entender quais são os objetivos do texto: conscientizar, chocar, educar, comparar, etc
4 Entender o que é argumentação e quais os recursos utilizados: persuasão, convencimento, sedução, tentação, provocação e motivação.
5 Funções da Linguagem. Esta habilidade também aparece destacada em duas questões e sempre é relevante estudar.

Como dito nos conteúdos sugeridos para estudo e muito exigidos pela prova analisada, a habilidade abaixo, bem como a seguinte, constituem conteúdos de primeira grandeza.

H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

Atentamos também para um conteúdo eternamente sacralizado na prova e que garante sempre duas questões: as variações linguísticas e usos da Norma padrão. Este conteúdo está inserido na Competência 08.

Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Destas competências e habilidades extraímos alguns pontos relevantes de estudo: as variações linguísticas, que podem surgir dentro da oralidade, nas artes e na literatura especificamente.
Na prova 2018 foi perceptível a cobrança de duas questões abordando situações especiais de uso da norma padrão da língua, exigindo do candidato reconhecer estes usos e a importância, bem como os efeitos.

Sempre fiquem espertos para estas cobranças, pois como a prova não exige conhecimentos gramaticais, ela insere usos especiais da norma escamoteados em práticas como: a propaganda, textos literários etc. (observar questões 13 e 08).

Por fim, seguem aqui alguns links de vídeos que tratam do TRi e Matriz de Referência.



Comentários

Anônimo disse…
Qual a cor da prova analisada, por favor?