ENEM - ESTUDO COMPLETO DA PROVA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

Analisamos todas as questões da Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do ENEM 2018,  descrevendo e avaliando questão por questão, classificando-as em: nível de dificuldade, tipo de suporte (imagem, campanha, poesia, etc), Competência e Habilidade relacionada, bem como chave de resposta de cada uma.

As tabelas abaixo representam a classificação de cada questão, analisadas utilizando os critérios de analogia e cobrança das proficiências exigidas na Matriz de Referência, bem como aplicando uma tabela subjetiva de nível de possibilidade de acerto, consolidando as questões Médias, Fáceis e Difíceis. (clique nas tabelas)




A partir das tabelas acima, utilizando uma escala subjetiva de probabilidade de acerto dentro da proficiência exigida, classificamos as questões no seguinte quantitativo: 

14 Questões fáceis16 Questões Médias10 Questões Difíceis

Sobre as Competências Exigidas, descritas na Matriz de Referência, o gráfico abaixo apresenta as mais exigidas. 


A competência de número 07 é a mais exigida. Vejamos sua proficiência: 



A competência de número 06 é a segunda mais exigida, e sua proficiência é bem próxima a descrita pela 07. No entanto, as habilidades de cada uma demarcam a diferença de conteúdos devidos. 



Uma competência que devemos chamar muita atenção é a de número 09, deflagrada pelo avanço da tecnologia, como as redes sociais, suportes e plataformas midiáticas. Existe grande probabilidade de surgir mais questões desta Competência. 



É imprescindível reconhecer ou conhecer as redes sociais, sabendo que foram cobradas três ferramentas na última prova: Twitter, Internet e GPS. 
Abaixo o gráfico com as habilidade mais cobradas.

Abaixo gráfico com as Habilidades mais cobradas: 



Descrevemos as habilidades mais exigidas na forma como a proficiência é elencada na Matriz de Referência. 



A partir dos dados coletados e analisados, é importante destacar alguns pontos que chamam a atenção no planejamento de estudos. É a decodificação das habilidades requeridas em conteúdos e informações necessárias. 

Abaixo algumas sugestões de conteúdos com alta incidência e chance de serem cobrados.


 Nos vídeos abaixo discutimos as Competências e Habilidades requeridas, bem como os conteúdos. 




Comentários

Yasmin disse…
Olá, qual a cor da prova que vc analisou ?