UNIR ORGANIZA O XXVII SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (24, 25 E 26 DE OUTUBRO)

 


LINK INSCRIÇÃO OUVINTE

LINK COMUNICAÇÕES ORAIS

LINK SIMPÓSIOS TEMÁTICOS APRESENTAÇÃO

A Comissão Organizadora do XXVII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários (XXVII SELL), a ser realizado na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena, convida os acadêmicos do Curso de Letras e áreas afins, professores do Ensino Superior e da Educação Básica e pesquisadores de pós-graduação a participarem do evento, que ocorrerá em 24, 25 e 26 de outubro de 2022, em formato on-line, com algumas atividades presenciais. 

O tema Múltiplas linguagens, multimodalidades, discursos e tecnologias em cena buscará discutir questões relacionadas às linguagens decorrentes dos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, uma vez que, com as tecnologias da informação e comunicação, surgiram os textos multissemióticos, o que exige do leitor contemporâneo novas competências e habilidades de leitura e escrita. Isso porque vivenciamos cenas multimodais no cotidiano, principalmente, nas mídias, pois os textos não se compõem somente de palavras, mas também “[...] de sons, cores, músicas, aromas, movimentos variados, texturas, formas diversas [...] (DIONISIO; VASCONCELOS; 2013, p. 19). Textos literários e não literários, nesse contexto, se encontram, formando relações intertextuais, interdisciplinares, intersemióticas e transversais. Dessa forma, ocorre a integração entre teoria e prática docente, porque, no mundo globalizado, é urgente a construção de um conhecimento crítico e global, por meio de uma práxis pedagógica que se sustenta na reflexão e na ação (LUCK, 1994). 

Considerando essas novas cenas da linguagem, pretendemos, nesta edição do SELL, debater, sob a perspectiva dos estudos da Linguística e da Literatura, como as múltiplas linguagens têm interferido nas práticas docentes, na construção dos sentidos e nas produções literárias. Dessa maneira, buscaremos dialogar manifestações de linguagens em contextos geopolíticos e socioculturais distintos, a fim de compreender as interpretações de diferentes sujeitos: professores ouvintes, Surdos, indígenas e estrangeiros, bem como de escritores.

A programação do XXVII SELL contará com conferências, mesas-redondas, exposição de pôsteres, minicursos e conversas com escritores. Serão recebidas inscrições de simpósios vinculados à temática Múltiplas linguagens, multimodalidades, discursos e tecnologias em cenas, além de propostas que se relacionem com o tema do evento.

 

Conferencistas confirmados:

Edson Carlos Romualdo Universidade Estadual de Maringá -Brasil

Patrícia Graciela da Rocha Universidade Federal de Mato do Sul - Brasil

Amilton José Freire de Queiroz Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - Brasil

Aelissandra Ferreira da Silva Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - Brasil

Enísio Guilhermina Cuamba Universidade Licungo - Moçambique

Adriano Gianotto Universidade Federal de Mato do Sul - Brasil

Altaci Corrêa Rubim Universidade de Brasília – Brasil

 

Comunicações Livres:

● Destinadas a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado) e alunos de graduação. Nesta modalidade, o tempo disponível às exposições orais será de 20 minutos (15 minutos para apresentação; e 5, para discussão).

 

Pôsteres (atividade presencial):

● Destinados a alunos de graduação (em coautoria com o professor orientador). Esta modalidade será presencial;

● Os pôsteres terão a finalidade de expor trabalhos de pesquisa, extensão e ensino. Os painéis serão expostos no primeiro dia do evento, e ficarão disponíveis no hall de entrada do campus;

● O tamanho do painel seguirá o formato padrão ABNT, 90cm x 120cm, orientação retrato (Vertical). Também deverá conter a arte do evento, segundo o modelo a ser disponibilizado pela Comissão Organizadora do SELL. 

● Textos escritos em língua portuguesa, conforme a norma-padrão.

● No corpo do texto, deverá conter o objeto de estudo, os objetivos, a justificativa, o referencial teórico, a metodologia, os resultados e a conclusão.

● O resumo deverá ter as seguintes características: a) limite mínimo de 200 e máximo de 250 palavras; b) fonte e tamanho: Arial 12; c) palavras-chave: 3 a 5 (separadas por ponto); d) título em CAIXA ALTA e negrito. ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS DOS PÔSTERES E DAS COMUNICAÇÕES ORAIS: xxvii sell DAELL – UNIR/Vilhena apresenta 24, 25 e 26 de outubro de 2022 Múltiplas Linguagens, Multimodalidades, Discursos e Tecnologias em cena

● Destinados a acadêmicos de graduação e de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado), a professores da Educação Básica ou do Ensino Superior e a outros profissionais interessados. Esta modalidade será ministrada por convidados que atuam em áreas temáticas vinculadas a proposta do SELL.

● Os participantes receberão certificado específico, desde que comprovada frequência mínima de 75%, do total de 4 horas das atividades.

 

Dúvidas E-mail: sellxxviiedicao@gmail.com

Professora Juçara: (67) 98406-2572

Professor Rômulo: (69) 99214-3670

Professora Rebeka: (61) 99961-9047

 

Contamos com o apoio de todos na divulgação do seminário.

 

Comentários