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Resenha - SHREK 4 E TOY STORE 3 - CARA DE CRIANÇA E CORPO DE ADULTO

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by Rômulo Giácome Há muito tempo o cinema dito para "criança" vem sendo objeto de interesse dos adultos; em busca do nostálgico elemento perdido da infância, muitos "grandinhos" tem fervorosamente procurado o cinema infantil, principalmente os desenhos animados, como forma de catarse e eterno retorno, buscando um re-encontro consigo mesmo. A infância reveladora mostra a alegria perdida e o instinto ausente do riso. Filmes como "Os sem Floresta"; "Madagascar" e "Era do Gelo" são construções repletas de elementos fabulares simples e complexos, de sequências de aventuras eletrizantes e marcantes, bem como embalos musicais e coreografias contemporâneas que misturam paródias da cultura pop com a vida do imaginário infantil.

JOSÉ SARAMAGO: CARNAVALIZAÇÃO NA OBRA MEMORIAL DO CONVENTO (Artigo)

MARCAS DE CARNAVALIZAÇÃO EM “MEMORIAL DO CONVENTO” Valdenice Oliveira Mendes Rômulo Giacome de Oliveira Fernandes A carnavalização é uma leitura irônica de tudo que é sério e que está presente na literatura atual. Para Bakhtin o carnaval teve sua representação mais forte na Idade Média, por meio das histórias contadas por Rabelais, porém, com o tempo, a verdadeira origem carnavalesca foi perdendo alguns traços particulares, mas mantendo sua essência carnavalesca. Os traços do carnaval permanecem até os dias atuais na literatura devido a sua concepção ampla e traz a ideia de um termo antigo de festa popular. (BAKHTIN, 1999) O romance “Memorial do Convento” pode ser visto com características que permanecem fiéis ao texto e retratam a época histórica e literária. No romance, é possível observar as marcas carnavalescas por meio da narrativa irônica que descreve a promessa do rei de construir o convento às duras custas populares, o exagero das ambições burguesas, as pro...

PARADOXOS SOCIAIS; DESIGUALDADE CULTURAL?

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II SEMARTE - SEMANA DE ARTES DA UNESC - 10 a 12 DE MAIO

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A CULTURA É UMA FORMA DE RESISTÊNCIA MILENAR CONTRA A OPRESSÃO; SOMENTE RESISTÊNCIA ÀS IDEOLOGIAS DOMINADORAS CONSEGUE MANTER A INTEGRIDADE SOCIAL DE UM GRUPO, A PARTIR DOS SEUS VALORES, CRENÇAS E AXIOMAS EFETIVOS. ESTA CAMADA VISÍVEL DA CULTURA, COMO SUAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS, REGIONAIS, MÚSICA, CULINÁRIA, TIPICIDADES NATURAIS DE DADO GRUPO QUE MANTÉM SUA HISTORICIDADE, É A CAMADA FINA DOS MOVIMENTOS ORGÂNICOS DE UM GRUPO COESO. IDENTIDADE CULTURAL É A PROTEÇÃO IDEOLÓGICA DE UM GRUPO SOCIAL. SEM ELA, SOMOS UM BARCO A DERIVA. A semarte tem o objetivo de fomentar um ambiente propício à criação, a dramatização, à produção artística; é neste clima de ousadia e inovação que ela deve se equilibrar, movimentando as emoções e o intelecto rumo à autonomia e a libertação da alma por meio da arte. Quero agradecer imensamente a todos que participaram da SEMARTE. Aos docentes do curso de Letras e Pedagogia, aos monitores que não mediram esforços em contribuir, à professora Regiani Leal Dalla...

Obra - PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR:IDENTIDADE, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO

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. por Rômulo Giácome Diante de escasso material bibliográfico com boa base social, filosófica e pedagógica sobre o ensino superior, a obra PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO consegue demarcar bom ponto de apoio às reflexões desta orbe, bem como assinalar profundidade ao nível das discussões sobre a formação do professor universitário e seus dilemas. Organizado por Marília Costa Morosini, esta obra contempla questões profundas sobre a formação do professor universitário no Brasil. Dividida em artigos de colaboradores no campo da educação e pesquisa universitária, a obra discute áreas como Educação Superior e Sociedade, Comunidade Científica e da informação, Ensino e Formação como mediação, políticas públicas e privadas de educação superior e pesquisa científica. As problematizações lançadas pela obra vem a calhar nas modernas discussões sobre o ensino superior, quando tratamos da porção ensino. Muito se tem falado na pesquisa, na formação dos egressos e...

EDUCAÇÃO - CONAE E OS DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

Muitas preocupações sobre o tema "educação" norteiam as mentes daqueles que não estão diretamente ligadas a ela, mas que se sentem afetados por ela; (o que deveria ser todos); são intelectuais, estudiosos e pensadores de outras áreas e, até pessoas comuns, que vêem com clareza a importância de discutir o assunto em todas as dimensões: políticas, sociais, culturaus e econômicas. Mas especialmente nós, técnicos da educação, seus desígnios e reflexão tocam na efetividade da prática cotidiana. Pensar a educação é movimentar nossa própria prática. É movimentar nossos próprios valores. Nossa própria existência. Assim, não nos é dado o direito de escolher o tema, mas sim de tratá-lo com profissinalismo e exigência técnica que uma profissão complexa como a de educador merece. O texto a seguir deve ser lido por qualquer pessoa. Qualquer pessoa com um mínimo de discernimento deve entender o que vem sendo discutido pela educação. A educação deve ser um direito indisponível. Assim c...

EXISTE MESMO GOSTO PELA LEITURA?

LEITURA É UM TRABALHO QUE DÁ PRAZER by Rômulo Giacome O professor Antônio Carlos da Silva, meu amigo, em uma ocasião de qualificação de trabalhos de conclusão de curso, suscitou o tema do gosto pela leitura. Na ocasião, o professor Thonny, como gosta de ser chamado o referido professor subscrito, afirmou que não existe gosto pela leitura. Existe uma curiosidade e uma necessidade de saber para crescimento profissional e pessoal. Concordo com ele, e sobre isto que venho a lume discutir. Em primeiro lugar a noção de gosto pela leitura, como é entendida a noção geral, é de prazer, júbilo e, muitas vezes versada (erroneamente) como êxtase. Dessa forma, gosto pela leitura seria um tipo de prazer intenso, extremamente poderoso, uma catarse envolta em uma epifania de sentidos rumo à quimera perfeita de fronte ao livro. Em suma, algo impossível de acontecer, justamente porque este prazer não é sensível aos olhos da epiderme ou visão, mas sim nos recôndidos da nossa capacidade abstrata. Pr...

CURSO DE LETRAS DA UNESC NO DIA DO VOLUNTARIADO DA FUNDAÇÃO BRADESCO

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VEJA NOTÍCIA VEICULADA E FOTOS DO EVENTO: CURSO DE LETRAS PARTICIPA DO DIA DO VOLUNTARIADO NA FUNDAÇÃO BRADESCO Neste último domingo, 07 de Março, a Fundação Bradesco realizou mais uma fantástica atividade social, que congregou instituições das mais diversas naturezas em atividades sociais, culturais e utilidade pública. E na ocasião, não menos que 35 acadêmicos do primeiro período do curso de Letras da UNESC se vestiram de personagens para participar das atividades culturais deste evento, apresentando teatro de fantoches, brincadeiras, estórias e a mágica dimensão lúdica do universo infantil. O evento foi um sucesso e a fundação Bradesco, sob a direção da Professora Sandra, está de parabéns pela coordenação das atividades. A turma de Letras contou com a orientação da professora Aline Cristina (professora do curso de Pedagogia da UNESC) que usou da sua vasta experiência na arte de contar estórias para contribuir com o grupo. O coordenador do curso de Letras (Rômulo Giácome) que partic...