PROJETO LENDO O MUNDO PELA LEITURA DA PALAVRA

O projeto Lendo o Mundo pela Leitura da Palavra foi escrito para ampliar as atividades do estágio junto à comunidade. Quando eu o idealizei, não imaginei a força e o alcance que ele iria tomar. Sua dimensão superou as expectativas, graças ao empenho dos estagiários de Letras e do apoio das instituições atendidas e UNESC. Assim também os projetos realizados pelos acadêmicos do 4º período nos polos do PETI (Teixeirão e Vista Alegre) mostrou uma grandiosidade maravilhosa.

Veja a notícia veiculada sobre o assunto:

PARCERIAS DE ESTÁGIO EM CACOAL SE CONVERTEM EM AÇÕES SOCIAIS
Projeto “Lendo o mundo pela leitura da palavra”

O Estágio de Letras tem firmado importantes parcerias com instituições em diversos setores da comunidade Cacoalense. Dessas parcerias têm surgido projetos de interesse pedagógico e social, que contribuem para a formação integral dos acadêmicos, bem como constitui contribuição ao coletivo. O projeto “Lendo o mundo pela Leitura da Palavra”, coordenado pelo prof. Rômulo Giácome, tem socializado a leitura e a escrita em seus diferentes níveis a apenados do regime semi-aberto na Casa de Detenção de Cacoal, com aulas ministradas por quatro estagiários Letras / UNESC (Messias, Geisy, Inara e Andressa); o projeto também está em execução em diversos outros locais, como na Casa de Internação de Cacoal, no próprio presídio, onde as estagiárias Roseli e Ângela atendem aos adolescentes infratores; no PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) do pólo Teixeirão, coordenado pela professora Ana, local em que os estagiários Deloir e Fairuse atuam com as crianças do programa oferecendo cultura por meio do HIP HOP, unindo dança, grafite e poesia; no Agente Jovem, executado pelas estagiárias Ronilse e Maria das Graças, além da parceria com a Loja Maçônica Gonçalves Ledo, tendo como agentes de proliferação e socialização da leitura e da escrita as acadêmicas / estagiárias Helem, Elizabeth e Sirlene.

O projeto Lendo o mundo pela leitura da palavra pretende utilizar a experiência de vida das pessoas como fonte geradora de elementos para a escrita; possibilitar a socialização da escrita é o maior objetivo do projeto;

Somado a este projeto, a turma do quarto período de Letras da UNESC, vem desenvolvendo dois novos projetos nos pólos do PETI: “A melodia da palavra no universo infanto-juvenil”, que aplica a música e a dança como elementos de integração e ludicidade no pólo do Bairro Teixeirão; e o projeto “Clássicos às avessas: recontando um conto” que faz uso da dramatização e do humor como forma inteligente e eficiente de valorizar a leitura e a escrita. Este último é executado no pólo Vista Alegre. Ambos, tanto o projeto do bairro Teixeirão quanto do bairro Vista Alegre, trabalha com crianças de 6 a 14 anos atendidas pelo programa. Segundo o coordenador de estágio de Letras / UNESC, prof. Rômulo, além da contribuição dos projetos nos programas, o crescimento profissional e humano dos estagiários é inestimável, pois ensinar também é aprender, na medida em que consiste em uma troca de experiências.


























Comentários

Anônimo disse…
Passando novamente por aqui para visitar o blog e ver as novas postagem, aproveitando, também, para deixar os parabéns pelo sucesso do progeto "Lendo o Mundo Pela Leitura da Palavra".
Grande abraço!

Robson Marcelo - 2º E Direito Unesc
Anônimo disse…
Valeu pelo comentário Robson; um grande abraço