SETE DICAS PARA UMA LEITURA PRODUTIVA

7 PRECEITOS FUNDAMENTAIS PARA UMA LEITURA PRODUTIVA
Por Rômulo Giácome
Introdução: Minha formação em Letras e, mais do que tudo, uma pequena história dedicada àqueles pequenos tracinhos pincelados no papel que podem dizer e fazer tantas coisas, possibilitar tantas modificações boas e ruins, permitiram-se angarias alguma experiência de leitura. Abaixo, como um pequeno mosaico de idéias, com a pretensa intenção de relacionar profundidade com dicas úteis, estendem-se de modo não definitivo, podendo ser somadas a outras dicas.

DICA 1: “LEITURA SIGNIFICATIVA É AQUELA EM QUE O INDIVÍDUO SE APROPRIA DO DISCURSO DO OUTRO”; Logo, falar para os outros com as “suas palavras”, ou seja, cientificamente, parafrasear, é exercício de avaliação do nível de profundidade do seu entendimento. Então, procure ler para ensinar o outro. Socialize o que você leu. Comente com os outros. Tenha sempre um interlocutor que te escute.

DICA 2: “PROCURE ENTENDER AS PARTES PARA ENTENDER O TODO; O VOCABULÁRIO E AS FRASES; OS PARÁGRAFOS E DEPOIS O TEXTO”. É comum a falta de entendimento por não conseguir compreender a estrutura das orações ou o vocabulário. Fique atento ao vocabulário específico de sua área. A falta de compreensão do vocabulário afeta sua leitura profunda. Divida o texto em pequenas partes, e estas pequenas partes ainda em outras. Estipule metas de crescimento conforme você vai entendendo as partes. Tome em goles.

DICA 3: “INFORMAÇÃO TRAZ INFORMAÇÃO; LEITURA TRAZ LEITURA”. Toda leitura é um ato social. O entendimento de um texto é parte maior de um entendimento individual e progressivo do saber. Ou seja, o seu entendimento do texto está ligado às informações que você já tinha sobre o assunto. Se é a primeira vez que você lê, procure construir uma boa base de conhecimento sobre o tema. Na próxima leitura de um texto sobre o mesmo assunto você estará apto a entender mais.

DICA 4: “ASPECTOS EXTERIORES AO TEXTO SIGNIFICAM 50% DA LEITURA”. Muitos reclamam que leram e leram e nada entenderam. Reclamam do texto, mas não sabem, ao certo, nem o objetivo do texto ou para que estão lendo. Entender aspectos pragmáticos do texto é 50% de uma boa leitura. Siga o roteiro abaixo de perguntas e faça uma boa leitura:

a) Por que ou para que (quem) estou lendo?
b) Qual o assunto, tema ou área que o texto discute?
c) Qual o objetivo do texto?
d) O texto é teórico? Histórico? Legal?

DICA 5: “CADA TEXTO DETERMINA UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA”. Faça uso de estratégias de apropriação do conteúdo do texto. Um exemplo são textos históricos que necessitam de linha do tempo; conceituais que necessitam de um bom vocabulário e dicionário; faça esquemas, fluxogramas, abreviações, setas e tudo o que você possa fazer uso para apropriar-se daquela mensagem.

DICA 6: “PROCURE AS PALAVRAS-CHAVE; NA MAIORIA DAS VEZES ESTÁ NO INÍCIO DOS PARÁGRAFOS”. Um texto gira em torno de idéias; a materialidade desta idéia é a palavra; procure as palavras-chave no início do texto ou nos parágrafos. Cada parágrafo bem feito é uma ideia desdobrada. Destrinche os parágrafos entendendo sua lágica e articulação.

DICA 7: “VOCÊ QUER REALMENTE LER? LEIA QUANDO VOCÊ ESTIVER REALMENTE INTERESSADO”. Ler sem interesse é a maior causa de problemas de compreensão e interpretação. Repense seus interesses. Leia produtivamente a partir de sua vontade. Sem vontade e interesse você não está apto a compreender e interpretar.

Comentários

Leonardo disse…
Excelente aula em Porto Velho (pós-graduação em metodologia do ensino superior)!

Um abraço,

Leonardo.
www.leonardocastro.com.br
Unknown disse…
ótimas dicas, muito produtivas.
Se possível, faça o mesmo para se entender os filmes que vemos. S puder, passe alguns filmes indicados para a área jurídica.

Abraços,

Sirleni
Eduardo N. Martins disse…
Muito bom mesmo
Thiago valim 2ºb disse…
Dicas exelentes, realmente somos acostumados ler, pelo simples fato de estar lendo, mesmo nao conseguindo uma produtividade, continuamos lendo.

Faço muito uso da segunda dica...
Partes para um todo, e ajuda muito..

Quanto a terceira dica,"Ou seja, o seu entendimento do texto está ligado às informações que você já tinha sobre o assunto."
Nossa foi oque me matou na prova, kkkk tinha poucas informaçoes sobre ela... hauhahua

Ah, não esquece do meu pontinho (detalhe, fui o primeiro)....hehe
Gostei do blog.. Parabéns, ótimos conteúdos.
Everaldo 2ºB disse…
Algumas destas dicas eu já fazia uso incoscientemente, como a 1ª,2ª e recentemente eu também descobri e comecei a utilizar a 6ª que é ótima pra pessoas racionais e objetivas como eu.
Agora o que acho mais interessante é que a leitura não é uma simples verbalização daquilo que está escrito. A leitura exige um universo com elementos própios que formam um conjunto e nos permitem obter o maior nível de interpretação. Acredito que nestas 7 dicas se encontrem todos esses elementos.
Parabéns pelo Blog!!!!
show de Bola..
Carliane Ramos disse…
A 2ª dica ou seja, “PROCURE ENTENDER AS PARTES PARA ENTENDER O TODO; O VOCABULÁRIO E AS FRASES; OS PARÁGRAFOS E DEPOIS O TEXTO”.
temos que entender o texto, para saber o que o ele se refere e realmete temos que fazer perguntas para si mesma PORQUE ESTOU LENDO? como diz na dica 4. nesta 7ª dica, achei muito interessante,porque realmete temos que ter interesse para poder ler, assim entemos claramente o texto.

O blog está incrível, parabéns :)
SIDVAL MARTINEZ 2B disse…
Realmente estas 7 dicas sao muito importantes para nossa leitura principalmente nós iniciantes do curso de direito ja que alguns assunto quando vamos ler não entendemos e como existe este ponto no tocante a saber 50% e também do que se trata o assunto que iri-mos ler ou estudar e um ponto chave para nosso estudo e analise do direito

PARABENS PROFESSOR PELO BLOG OTIMO CONTEUDO.
Ismael 2°B disse…
Surpreendente a dicas ja que maioria dos estudante encontram sempre uma trava para conseguir entender o que leem, o fato de entendermos o assunto compreender o conteudo e poder passar a terceiros a informaçao que nós foi passada e muito importante Gostei muito

esta muito interessante nao esta materia como outras tambem parabens professor Romulo
Jhone Ferreira Alves 2ºB disse…
São dicas muito interessantes! Elas ajudam para extrair o máximo de conhecimento das leituras!

Me chamaram atenção as dicas 5 e 6: “CADA TEXTO DETERMINA UMA ESTRATÉGIA DE LEITURA” e “PROCURE AS PALAVRAS-CHAVE(...)”.
Percebi que deve se adotar uma prática na leitura, onde devemos destacar as palavras-chaves e as frases principais, para que se possa entender o conteúdo principal do texto e assim, assimilar o assunto do texto, adquirindo muito mais conhecimento.

A dica 7 diz tudo: “VOCÊ QUER REALMENTE LER? LEIA QUANDO VOCÊ ESTIVER REALMENTE INTERESSADO"(rsrs).
Quando lemos sem interesse, ou pensando em outras coisas, apenas perdemos tempo, não estamos captando nada. Então, quando for tirar um tempo para leitura deixe estes minutos apenas para isto. Esqueça o mundo, vá para um local sossegado e se dedique a leitura.

Excelente blog. Parabéns!
Abraços.

Jhone
Rosangela Alves disse…
Rosângela Alves 2º "B"

Adorei o blog, suas dias de leitura são realmente muito úteis. Faço sempre o que está na 1ª dica, gosto de conversar com colegas sobre o que li (estudei), assim consiguo visualizar que apreendi alguma informação. A 2ª dica também considero importantíssima, pois o desconhecimento da significação de uma palavra atrapalha todo o entendimento. Acredito que seguindo todas as dias, nosso estudo ficará menos sofrido.

Parabéns pelo blog e pela iniciativa.
Danilo Hiroshi 2ºB disse…
Realmente Dicas indispensáveis para uma leitura produtiva. Parabés pela iniciativa, e concerteza assim como estas dicas agora me ajudam a uma melhor compreensão dos textos, irá ajudar muitos outros!
Abraço

Danilo
Jolbert 2B disse…
Parabéns pelo blog e pelas dicas,
e certamente serão de muita utilidade pra mim.
Unknown disse…
jhonatas carlos brizon 2ºB direito noturno parabens professor pela sua iniciativa com certeza sera de muita importancia para nos alunos do curso de direito.pois essas dicas facilitaram a leitura e a interpretacao.
obrigado........
A estratégia de leitura vai ser determinante no estudo e aprendizado, principalmente para os "visuais", ao montar ou estudar por esquemas. A dica 5 é muito importante e evidencia o aprendizado do indivíduo nesse sentido.
Naicon 2° B disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo - 2º B disse…
E aí professor!
Essas sete dicas vão garantir o bom aproveitamento da leitura.

Parabéns Mestre!
Naicon 2° B disse…
Ótimo post!
É interessante observar que a boa leitura influencia não apenas no ponto de vista do indivíduo, mas também, no modo como ele escreve e como ele retransmite as informações obtidas por ele. A leitura nada mais é que um universo externo ao nosso e que exige intensa concentração e força de vontade para navegar nos mares lexicos e repletos de informações.
Priscila Borges disse…
Ótimas dicas Rômulo
Eu ja havia lido este post, gosto de fuçar aqui rsrs
E realmente estas informações colaboram bastante para
uma melhor compreensão de qualquer leitura. Todas as
dicas são muito importantes e considero a sétima
indispensável.
Parabéns pelo blog :)
As palavras-chave são o que determinam o conteúdo de um texto.
Essa dica é de grande valia para nos aprendermos melhor a produzir um texto..
parabens Romulo pela iniciativa de insentivar os alunos em aprender essas dicas de produçao de texto,uma vez que o nosso curso exige um determinado conhecimento especifico...
Euterpe Matos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Euterpe Matos disse…
Olá, boa Noite Professor.
As dicas são excelentes, muitas vezes não percebemos o real motivo de termos mais intimidade e facilidade com determinado conteúdo. Tudo fica perceptível após a leitura das dicas. Já percebi, por exemplo, que quando comento em casa sobre o conteúdo dado, eu não o esqueço. Obrigada pela oportunidade de aprender mais. Adorei o Blog. Parabéns pela iniciativa.
Anônimo disse…
aaaaaaaaaaa
stenio roger cora 2b disse…
muito boa as dicas ja faço uso das dicas 2,4,7,.as vezes nos deparamos com pessoas que dizem ter estudado muito determinado assunto mas acabam indo mal em provas de concursos e da faculdade pois leram e não entederam nada.se treinarmos o uso destas dicas nosso desenvolvimento vai melhorar bastante.
stenio roger cora 2b disse…
muito boa as dicas ja faço uso das dicas 2,4,7,.as vezes nos deparamos com pessoas que dizem ter estudado muito determinado assunto mas acabam indo mal em provas de concursos e da faculdade pois leram e não entederam nada.se treinarmos o uso destas dicas nosso desenvolvimento vai melhorar bastante.
erivaldo delgado disse…
Obrigado pelas dicas, realmente e muito importante ler, e suas dicas são bastante aproveitáveis, me ajudou bastante, nao são dicas dificeis de seguir... Sao simples e eficiente.
Gostei muito do seu blog, parabens

abraços.

Erivaldo 2ºA
FABRICIO 2º A disse…
"Informação traz informação, leitura traz leitura". Toda leitura é um ato social.
Parabens Romulo, são 7 dicas importantes para leitura, principalmente para quem nao tem o costume de ler...

Abraço.
FABIANE 2º A disse…
Olá Romulo.

Primeiramente, parabéns pelo blog, ótimos comentários.
Segundo, essas 7 dicas são de grande utilidade para todos que estão iniciando o curso de direito.

Abraços,
Anônimo disse…
Henrique Heidrich 2b

Parabéns Rómulo são 7 dicas fantásticas que vão ajudar principalmente agente do curso de direito,vamos aproveitar bem essas dicas e sem dúvida enriquecer nossa leitura!!

Abração!!!
Hevellyn 2° b disse…
e uma dica em tanto principalmente esta de ler quando esta com vontade no meu modo de ver as vezes lemos sem estimo e isto norma nossa leitura um tedio gostar de ler muito bom podemos entender melhor o mundo e tudo ao nosso redor e esta dica de saber sobre o assunto que estamos lendo e fundamental para uma boa leitura


professor esta otimo o blog eu sempre visito e sem tem dicas otimas

parabensss
Gabriel Tristão disse…
Dicas Importantes, que realça o compreendimento e o teor do conteúdo a explorar, fazendo uma leitura profunda e no mais o entendimento do que realmente o texto em questão quer transmitir...

Entre essas sete dicas, a 7º é indispensável, se não houver um interesse pelo o que esta lendo jamais terá um entendimento construtivo, e uma linha de raciocínios cronologicamente eficaz para o compreendimento.

Parabéns pelo blog.

Abraços
Gabriel tristão 2º A
Anônimo disse…
Angélica 2ºA

Caro Professor...

Adorei o blog
Essas dicas são ótimas
pois tudo que serve para
aprimorar a forma de
entendimento da leitura
é sempre bem vinda...

Parabéns...
Unknown disse…
Parabéns pelo blog, gostei muito, principalmente da materia comentada do FESTIVAL DE ROCK CASARÃO – PORTO VELHO , muito legal mesmo, de tanto,que me prendeu, acho que pude ate embarcar neste vôo.

Então pude ver que realmente as 7 dicas funcinam antes mesmo de postar aqui, sobre as mesmas, que quando abri este blog, li primeiro oque me enteressou...

E acredito tambem que as 7 dicas, não é só valida para a leitura, mas para um todo em nossas vidas, que só dara certo algo no futuru, se fizermos com dedicação força de interesse, amor, estudo, compeenção, com apremdizado com a vida, dialogos, discursos de outras vidas,
E aqui estou eu, aprendendo um pouco.
abraçuuuuuuuuuuuu...
Unknown disse…
Parabéns pelo blogger.
Gostei muito, principalmente da matéria comentada do FESTIVAL DE ROCK CASARÃO – PORTO VELHO, muito legal mesmo, tanto que me prendeu, que embarquei no seu vôo.

Então pude ver que realmente as 7 dicas funcionam antes mesmo de postar aqui, sobre as mesmas, quando abri este blogger, li primeiro o que me interessou...

E acredito também que as 7 dicas, não são só validas para a leitura, mas para um todo em nossas vidas, que só dará certo algo no futuro, se fizermos com dedicação força de interesse, amor, estudo, compreensão, com aprendizado com a vida, diálogos, discursos de outras vidas.

E aqui estou aprendendo !
Abraçuuuuuuuuuu
Unknown disse…
Parabéns pelo blogger.
Gostei muito, principalmente da matéria comentada do FESTIVAL DE ROCK CASARÃO – PORTO VELHO, muito legal mesmo, tanto que me prendeu, que embarquei no seu vôo.

Então pude ver que realmente as 7 dicas funcionam antes mesmo de postar aqui, sobre as mesmas, quando abri este blogger, li primeiro o que me interessou...

E acredito também que as 7 dicas, não são só validas para a leitura, mas para um todo em nossas vidas, que só dará certo algo no futuro, se fizermos com dedicação força de interesse, amor, estudo, compreensão, com aprendizado com a vida, diálogos, discursos de outras vidas.

E aqui estou aprendendo !
Abraçuuuuuuuuuu
Unknown disse…
Parabéns pelo blogger.
Gostei muito, principalmente da matéria comentada do FESTIVAL DE ROCK CASARÃO – PORTO VELHO, muito legal mesmo, tanto que me prendeu, que embarquei no seu vôo.

Então pude ver que realmente as 7 dicas funcionam antes mesmo de postar aqui, sobre as mesmas, quando abri este blogger, li primeiro o que me interessou...

E acredito também que as 7 dicas, não são só validas para a leitura, mas para um todo em nossas vidas, que só dará certo algo no futuro, se fizermos com dedicação força de interesse, amor, estudo, compreensão, com aprendizado com a vida, diálogos, discursos de outras vidas.

E aqui estou aprendendo !
Abraçuuuuuuuuuu
wollydioana disse…
Boa tarde Professor

Parabéns pelo blog, e as dicas são realmente importante, pq as vezes leio e não entendo, mas agora vou seguir essas dicas, e acredito q vão me ajudar bastante. obrigado por tudo.
Sucesso vc merece.....

Abraços,

Wollydioana
Diogo Volff disse…
Eaiii Professor é nóis na Grobo!!! como que ta?
hsuhaush

É o seguinte professor gostei muito das dicas, inclusive adotarei na minha rotina de leituras complementares e de leitura de conteúdo específico também.
Ousarei deixar aqui dentre essas, também uma dica de leitura que na prática ajuda muito na concentração, pelo menos pra mim, que é o explicar ou contar para alguém, ou ,na falta desses para si mesmo. Quando estou lendo, procuro sempre contar a história ou explicar a matéria a mim mesmo, como se estivesse em uma aula e assumisse o papel de professor e aluno ao mesmo tempo, me ajuda na concentração e na materialização do texto, tornando todo assunto de relevante valor.

Professor, é claro que eu não postei aqui apenas com o interesse de ganhar um ponto na média, mas NÃO ESQUECE DE MIM NÃO HEIM.

Valeu Abração!!!
RODRIGO disse…
OTIMA ORIENTAÇÃO PARA QUEM ESTA COM DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO NAS LEITURAS, DICAS QUE COLOCADAS EM PRÁTICAS AJUDARÃO A TODOS INTERESSADOS A ESTRUTURAR SISTEMATICAMENTE UMA LEITURA REALMENTE PROVEITOSA. ABRAÇO.
Maiza disse…
É INTERESSANTE TODOS OS TÓPICOS MAS SEMPRE USEI 06 POIS SE ACHARMOS A PALAVRA CHAVE DE CADA PARAGRAFO , O ENTENDIMENTO É MELHOR.

PROFESSOR ESTA MUITO BOM O BLOG, PARABENS.Tem dicas muito interessantes.
Anônimo disse…
jhonnei mark 2°A
As dicas são muito boas professor,
e se forem bem trabalhadas, com certeza pode-se ter uma leitura de otima qualidade, principalmente se for trabalhado a dica n°3, não há fator que melhore mais a leitura, do que se ter o habito de ler frequentemente.

um abraço.
Taynara 2º A disse…
Oii professor...
Bom, até por esquecimento não tinha acessado o blog antes. Mas você está de parabéns, pois só tem informações produtivas por aqui.

À respeito das dicas, tenho a dizer que elas são extremamentes produtivas, principalmente para mim, pois na maioria das vezes que vou ler algo, nunca consigo terminar, pois eu sempre me desconcentro.. e a dica "7" diz realmente isso, vc tem que estar interessado e querer ler, ou seja, não se pode fazer da leiura uma obrigação. Também gostei muito da ''2º'' dica, pois muitas vezes lemos e relemos um texto sem entendermos diversas palavras..
Afinal, TODAS as dicas são ótimas, você está de Parabéns professor.
E parabéns pelo blog também.
Até mais :)
Unknown disse…
Olá Professor
Primeiramente Parabéns pelo blog
Muito bem
essas dicas estão de muito bem aproveitamento pois elas nos ajudam melhor a entender um tesxto, não se confundir com as idéias principais
Parabéns professor
essas dicas vem sempre em boa hora
Até +

Débora Cristina 2°A
Elton David disse…
ELTON DAVID 2A

Parabens Romulo as 7 dicas realmente irá ajudar a uma boa leitura, pois para uma leitura vantajosa a pessoa tem que estar ciente sobre o que se trata o assunto,o porquê esta lendo e para que esta lendo,e a que eu acredito que seja ammelhor para se ter uma boa leitura, a pessoa tem que esta disposto com interesse de ler, porque caso contrário nao entendera e perderá o tempo fazendo algo que nao irá adiantar.
Outro ponto que meresse ser destacado é que a pessoa tem que procurar conhecer palavras novas aumentar o vocabulário, porque unma semples palavra que a pessoa nao entenda, pode mudar a ideia central do texto .Tendo um vocabulário maior facilitará a leitura, se a pessoa ao ver uma palavra desconhecida e procura-la nao proxima vez em que achar essa palavra o leitor reconhecerá a palavra e nao terá dificuldade em ler os demais texto.A pessoa tem que estar atenta as palavras chaves para facilitar a aprendizagem.
Essas 7 dicas sao muito importante para quem quer ter uma boa leitura principalmente para os universitarios que sabem que a leitura e fundamental para um bom desempenho. E ainda deixo um ditado que escutei em sala na faculdade com um professor " Com a leitura você pode tudo." que para quem souber interpreta será um bom conselho.
jose ilson de souza disse…
veleu professor muito boa estas dicas que vocé sempre passa prara nós; aprendi mas um kadiquim parabens.
césar disse…
É sem duvida uma aula essas dicas, todas são fundamentais para uma boa leitura e faço questão de frisar uma entras tantas boas dicas;a terceira onde relata “INFORMAÇÃO TRAZ INFORMAÇÃO; LEITURA TRAZ LEITURA”. Que as informações de um texto esta ligado as informações que já tinhamos, de fato concordo, e acrescento que somente assim descobrimos o novo e que as velhas informações estaram intimamente ligado ao novo.

parabéns mais uma vez pelo blog...

César
Naty Raizer disse…
Profê...
MuitO bOa essas dicas...
No meu dia-a-dia uso muito
a primeira dica,gosto muito
de parafrasearsó q nãO usO
distO para ajudar os outrOs
e as outras dicas adOrei, super
interessante, tentarei usá-las
em minhas próximas leituras...
By Profê...

Natália A. Raizer 2°A
Unknown disse…
Boa tarde Romulo...

Realmente muito importante essas 7 dicas a 2ª dica é PROCURE ENTENDER AS PARTES PARA ENTENDER O TODO...
hauhauhauhau ja me perdi várias vezes na leitura por isso.

Muito obrigada pela dica professor.. Parabéns pelo blog
Meiryelen 2º B disse…
Olá profº Romulo,Primeiramente parabens pelo Blog,muitas coisas produtivas em seu site.
as sete dicas são fundamentais para todos os seres Humanos,porque sem leitura nao seremos nada,principalmente um profissional,nao aprendemos nada se nao lermos,e tudo que podemos aprender futuramente depende da leitura,as pessoas nao ligam para essas dicas mas eu lendo agora todas sao importantissimas,principalmente para mim que sou meio complicada a intender um texto, lendo essas dicas tenhu certeza que ajudará muito com o meu futuro.
Muito Obrigada ..
Fique Com Deus.
Bjus
Camila 2º B disse…
Boa tarde Profº
Esse texto é fundamental para nós q somos estudantes de Direito,Eu principalmente tenhu muitos problemas cm algumas dicas,mas vou passar a segui-las frequentimente até porque sem leitura nao seremos nada.
Muito legal seu Blog.
Fique em Paz.
Xau
Anaíla 2ºB disse…
Muitoooo importante essas dicas Prf°,Eu tenhu muitas duvidas ao ler um texto e tenhu certeza q essas dicas irão me ajudar muito ..
Elas sao fundamentais para nosso Dia Dia.
Beijos.
Unknown disse…
A dica nº7 estaria, na verdade, bem localizada como a primeira dica, pois ter interesse é um passo importante até mesmo para buscar as outras dicas e fazer o exercício de boas leituras.
Anônimo disse…
Muito importante as 7 dicas Romulo,tenho certeza que vou desfruta-las nao so no decorrer da minha vida academica como da vida pessoal...valeu

Abraços
Anônimo disse…
Bruno Rosseti 2B

Muito importante as 7 dicas Romulo,tenho certeza que vou desfruta-las nao so no decorrer da minha vida academica como da vida pessoal...valeu

Abraços
Anônimo disse…
natan cerqueira paulino
2º b noturno

dicas muito importantes, é disso que precisamos, ser estimulados a leitura e umas dicas como estas são de fundamental importancia para nós academicos, parabens pelo trabalho.

li tambem uns outros textos e são muito importantes, como por exemplo o dos indios cinta larga e do festival do rock em porto velho, o unico problema era a cerveja quente mais a festa parecia estar boa.

até a proxima
Unknown disse…
Olá professor.

Todas as dicas são muito importantes e também fundamentais para uma boa leitura, mas as que mais me interessaram foi a segunda, que fala que devemos compreender todas as palavras do texto, resumir a idéia central de cada parágrafo.
E a quarta onde é ressaltado que ter objetivos em uma leitura representa metade do entendimento do texto.
Frequentemente tenho esse problema em fazer uma leitura e nada entender, seguindo o roteiro, acredito que poderei melhorar muito.

Abraços,
Claudia Cristina 2º A
ANDRE HENRIQUE 2°A disse…
O professor tudo bem

As dicas são muito interessantes,
Pude perceber que tenho alguma dessas dificuldades, mas através dessas dicas poderei melhor, também uma das formas que eu faço para compreender melhor é ler em voz alta ajuda bastante.


Beleza professor abraços muito file seu blogger.
joão Queruz disse…
Ótima idéia ter publicado este texto, desta forma podemos aproveitar as dicas para nosso benefício e melhor aproveitamento escolar.
João Queruz - 2º A
Unknown disse…
parabens professor pelo blog

muito interessantes as formas de ajuda para a leitura principalmente a de só ler quando estiver interessado.


fernando gonçalves 2A

valeu!
Unknown disse…
são otimas dicas professor
tento ler tudo em voz alta e me interessar pelo q estou lendo

tento entender as palavras mais importantes para entender o texto
parabens pelo seu blog
prof. vou mandar pela conta do fernando pois minha conta foi raqueada

REINAN A DE OLIVEIRA 2 A
Unknown disse…
eai ... professor...
Bom, até por esquecimento não tinha acessado o blog antes. Mas você está de parabéns, pois só tem informações produtivas por aqui.
são temas,em uma leitura que acaba ficando esquecido , ou até mesmo não ligamos o que é uma leitura em sí.
Então estas sete dicas de leituta, torma nossa mente mas aberta quanto fomos fazer uma leitura .. gostei muito da 1° e da 2°..
e vou uzar a 1° no meu dia..dia...
falou professor ..

RONALDO ALENCAR 2°A
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréia Silva disse…
Professor achei as 7 dicas muito importante, pois tenho muita dificuldade no entendimento de textos. Vou guardar impresso para tentar por em pratica cada uma delas e sei que vão me ajudar muito. Sua iniciativa de nos apresentar esse blog foi muito feliz, pois aqui tem coisas muito interessantes para leitura. Parabéns.

Andréia Silva 2º "B"
Anônimo disse…
SIMONE CONTÃO SILVA - 2ºA

Bom professor, primeiramente parabens pelo blog, ele esta ótimo!

Pois as 7 dias são essenciais principalmente pra mim, as vezes eu nem to afim de ler, e acabo lendo "obrigada" e acabo não entendendo nada do que eu li.
A dica de que temos que entender primeiro as partes para entender o todo tambem foi muito boa, porque as vezes eu não entendo uma frase no inicio do texto o que acaba influenciando no todo.

Mas é isso, com essas dicas o senhos ajudou e muito.
Até mais. :)
Anônimo disse…
PÂMELLAS KLAISSIANY 2ºA


As sete diacas são muito importantes, para nós do curso de direito, pois nos ajuda a aprimorar a leitura. Com o universo da leitura podemos nos aproximar, cada vez mais de um mundo de ideias e conhecimentos amplos.
De 0 a 10, te dou nota 10 pelas dicas apresentadas.
Esta de parabens
Anônimo disse…
Francielly, 2°A

Olá Rômulo

Primeiramente, meus parabéns pelo blog, ele está realmente repleto de assuntos interessantes.
A respeito do tema: "Sete dicas para uma leitura produtiva", gostaria de dizer que serão realmente muito úteis. Elas foram elaboradas de maneira muito clara, facilitando assim o nosso entendimento. São dicas que podem até serem simples, mas que muitas vezes passam despercebidas em nosso dia-a-dia.

Novamente Parabéns. Abraço!
Anônimo disse…
Boa noite professor
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo por essas dicas que são essenciais para uma boa leitura.
Em relação a minha visão crítica das sete dicas, talvez a única que pude fazer uma análise foi a dica número um. Percebi que depende da situação, pois , não basta apenas o indivíduo se apropiar do discurso do outro, existem por exemplo, situações em que o indivíduo que está lendo uma determinada obra de um autor( Machado de Assis ), pode não ter clareza da leitura, ou seja, pode não ter um nível de profundidade do autor.

Abraços do aluno Guaracy Dias 2B DIREITO
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
O blog está incrível, parabéns....
...É interessante observar que a boa leitura influencia não apenas no ponto de vista do indivíduo, mas também, no modo como ele escreve e como ele retransmite as informações obtidas por ele. A leitura nada mais é que um universo externo ao nosso e que exige intensa concentração e força de vontade para navegar nos mares lexicos e repletos de informações.
Estou enviando pelo email do RONALDO, porque meu não esta enviando..
..Reginaldo Gonçalves Pereira 2°A
falou professor ..
um abraço....
Unknown disse…
Eliane Alves 2 b
Otimas dicas,se obedecermoas as regras as mesma nos servira de ancora para o sucesso futuro.

Um Abraço
Anônimo disse…
2° Período de Direito, turma A
Bruna Patez

Olá! Quero parabeniza-lo pelo blog, as dicas são realmente muito produtivas para nós acadêmicos pois nos auxiliam muito na leitura e interpretação, na maoria das vezes não sabemos como construir uma base de conhecimento sobre o tema. Com certeza me ajudará a fazer uma boa leitura!São dicas excelentes.
A que me chamou mais atenção foi a DICA 4: “ASPECTOS EXTERIORES AO TEXTO SIGNIFICAM 50% DA LEITURA”.

Mais uma vez, parabéns!
Unknown disse…
Marcos V. Popinhak - 2ºA

Me identifiquei muito com a 7º dica. Ler algo sómente por obrigação e não por interesse nao traz uma compreençao tao vasta sobre o assunto, alem de nao se tornar algo produtivo pois cai no esquecimento. Ja a leitura por algo que realmente lhe enteressa torna-se um conhecimento que levará para vida toda!

As dicas sao ótimas professor. Parabéns!
Ricardo Ferretto Neto disse…
Ricardo Ferretto 2° A

Muito boa a estrutura do blog, as informções e noticias contidas nele. .Parabens ;D

sobre as dicas, são de grande utiidade para todos, principalmente nós que estamos iniciando o curso de Direito.
Através das dicas podemos elaborar uma melhor compreenção de textos, os quais julgamos de dificil compreenção.

Parabens pela sua idéia professor, de fazer o uso da internet para transmitir conhecimento, Abraço!
Unknown disse…
Excelente dicas de leitura . OLhando apartir destas dicas , a leitura se torna mais facil de ler e compreender.
Parabéns pelo Blog Prof. Romulo
Anônimo disse…
Jiancarlos Benevides disse...
A Lingua Portuguesa nos mostra varios métodos e dicas de leitura em razão disso nos operadores do direito devemos interpretar e compreender todas elas. Todas as dicas são importantes para o aprendizado de cada individuo, porém em destaque as dicas 2, 3, 6 e 7.
A dica 2 é interessante ao lermos um texto devemos compreender sua extrutura e orações para que possa ter o resultado desejado. As outras dicas mencionadas 3, 6, 7 nos mostra idéias de compreenção em destaque as palavras chaves em que o leitor destaca em seu texto.
Um bom leitor tem que ter estratégias na compreenção e interpretação de sua leitura.
Thalia 2° A disse…
Parabens pelo Blog professor!

Essas dicas são realmente importantes, gostei muito e acredito que irá me ajudar mesmo nas próximas leituras.
Tenho muita dificuldade de concentração e acredito que seje por falta de interesse nos temas, então para mim a 7° dica deveria vim em 1° lugar!

Parabens novamente!
Juliana Souza 2° A disse…
Dicas muuuuuito boas professor!
Vão me ajudar Meeeeeeeesmo!!!

seu Blog esta muito bom, parabens!

vou tentar usar todas elas e fazer o teste, vamos veeer se funciona mesmo!!! PROCURE ENTENDER AS PARTES PARA ENTENDER O TODO; O VOCABULÁRIO E AS FRASES; OS PARÁGRAFOS E DEPOIS O TEXTO” acho que é isso que está me faltando!
obrigada pelas dicas!
Kéli Carvalho disse…
Keli Camila 2°A Direito

Professor parabéns pelo blog!
Ele ta ótimo e com mtas informações importantes.
Essas sete dicas são indispensáveis para nós acadêmicos do curso de direito,como temos que ler sempre e muito ele ajuda a termos uma facilidade maior em como concentrar e compeender o que lemos!!
não vou esquecer delas na hora de ler!!

OBS: da aula à tarde professor??!!!
srsrsrsr

abraço.
danielle disse…
oi professor!
adorei o blog, ótima materia, nos precisamos ler mesmo, ainda mais eu que naum so muito fã de ler não.
otima semana.

e obs: esculta a keli e vem dar aula atarde tambem...kkk

danielle backes 2A
Unknown disse…
Aline 2º A

A sétima dica define todas as outras,o primeiro passo para se conseguir algo, conquistar um objetivo deve ser da própria pessoa, sem vontade, sem querer, sem atitude, você não irá á lugar algum, estará enganando a si mesmo, perdendo seu tempo. Não basta ter sonhos, é preciso ter atitude e vontade para realizá-los. É preciso ter a mente aberta, consciência de que cada pessoa é livre para ser o que quiser, ter foco - um objetivo à ser conquistado. Pessoas sem objetivo nada fazem, nada são, vivem por viver e pensam que são felizes.
Anônimo disse…
Paloma 1°A Pedagogia
A leitura é algo que nessecita de atenção e tempo.
E essas dicas são uteis para quem esta iniciando o habito da leitura.
Obrigada...