Chamada para Resumos GT "APLICAÇÕES SEMIÓTICAS EM AUTORIAS E IDENTIDADES FEMININAS" - III SIMPFENNCO (23, 24 e 25 Novembro)

aplicações semióticas em autorias e identidades femininas

Rômulo Giacome de Oliveira Fernandes[1]

O presente Grupo de Trabalho almeja contemplar trabalhos e pesquisas no campo da aplicação semiótica em objetos artísticos (poesia, prosa) de autoria e/ou identidade feminina, visando os seguintes objetivos: 1 ampliar e disseminar as práticas de leitura e análise de texto com bases semióticas 2 ler e decodificar obras de autoria feminina, como forma de ampliação do cabedal crítico em questão. 3 Verificar a possibilidade de alguma “semiótica” própria da voz feminina. 4 analisar diferentes perspectivas discursivas / semióticas no olha da poética feminina. Para tanto receberemos prioritariamente análise e /ou leituras de obras femininas e/ou vozes femininas, utilizando alguma corrente da semiótica, seja Francesa, Americana ou Russa, compondo um painel teórico e analítico aplicável. Os trabalhos serão aceitos mediante qualificação técnica de aplicação semiótica, bem como relevância e interesse coletivo. Os resultados almejados visam assegurar uma qualidade de instrumentalização de análise e objetos apresentados, e quiçá provocar uma discussão sobre indicadores de uma possível semiótica feminina, balizada nos estudos mais recentes. As práticas de análise podem ser de leitura, decodificação, interpretação, gênero ou outra modalidade de perscrutação textual. Por fim o GT visa estar alinhado às diretrizes do evento e das teorias pertinentes.



[1] Professor da Universidade Federal de Rondônia, Semioticista e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Semióticos em Comunicação, Linguagens e Mídias.


 Links do Evento:

Clique para Inscrição Geral

LINK PARA SUBMETER TRABALHO


Assim, consolida-se um evento a altura do que o GPFENNCO abraçou, ou seja, a pesquisa, a promoção e a divulgação da poesia de autoria feminina produzida no Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiros, preenchendo uma lacuna existente no cenário de nossa literatura que agrega pesquisadores de diversas áreas, entre elas estudos literários, estudos culturais, linguística, comunicação, história, psicologia, filosofia da literatura e estudos de gênero, fortalecendo as discussões sobre a produção poética dessas regiões (abaixo links).



Comentários