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PROJETO LENDO O MUNDO PELA LEITURA DA PALAVRA

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O projeto Lendo o Mundo pela Leitura da Palavra foi escrito para ampliar as atividades do estágio junto à comunidade. Quando eu o idealizei, não imaginei a força e o alcance que ele iria tomar. Sua dimensão superou as expectativas, graças ao empenho dos estagiários de Letras e do apoio das instituições atendidas e UNESC. Assim também os projetos realizados pelos acadêmicos do 4º período nos polos do PETI (Teixeirão e Vista Alegre) mostrou uma grandiosidade maravilhosa. Veja a notícia veiculada sobre o assunto: PARCERIAS DE ESTÁGIO EM CACOAL SE CONVERTEM EM AÇÕES SOCIAIS Projeto “Lendo o mundo pela leitura da palavra” O Estágio de Letras tem firmado importantes parcerias com instituições em diversos setores da comunidade Cacoalense. Dessas parcerias têm surgido projetos de interesse pedagógico e social, que contribuem para a formação integral dos acadêmicos, bem como constitui contribuição ao coletivo. O projeto “Lendo o mundo pela Leitura da Palavra”, coordenado pelo prof. Rômulo Giác...

ATIVIDADES DO MÊS DE OUTUBRO

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O mês de outubro possibilitou uma série de oportunidades de expandir a idéia da semiótica e da literatura no cenário científico / cultural da região; Eventos, seminários e outras atividades oportunizaram a discussão e o debate sobre literatura e semiótica, sempre na confluência dos estudos sobre a linguagem. Eis as atividades: PARTICIPAÇÃO NO XII SELL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS - VILHENA, RO. 04 e 05 de outubro, 2007. Este evento contou com a participação de pesquisadores, estudantes e professores de todo o estado de Rondônia; Teve como estrelas o professor livre-docente Aguinaldo José Gonçalves, Dr. Celso Ferrarezi Jr e o poeta André Carneiro; Eu participei com um mini-curso de 8 horas, cujo título foi: " Semiótica Literária: técnicas de leitura poética - Ms. Rômulo Giacome Fernandes"; Esta é a terceira oportunidade de apresentar o encaminhamento das pesquisas do TEOLITERIAS no plano da semiótica e literatura: o primeiro mini-curso foi realizado em 2002...

POR QUE LER OS CLÁSSICOS? - ÍTALO CALVINO

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POR QUE LER OS CLÁSSICOS? (livro) por Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos . 9ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. O que podemos dizer quando fazemos uma resenha de um livro de resenhas? Parafrasear o método e técnica de análise? Parafrasear as idéias discorridas a partir de uma leitura experiente dos textos visados? Ou simplesmente alimentar o nosso gosto e curiosidade pela leitura? A terceira alternativa é a mais vibrante. Calvino teoriza e analisa com leituras interessantes grandes clássicos da cultura mundial, tanto do ocidente quanto do oriente, apresentando-as sobre um enfoque do “novo” e do “curioso” aperfeiçoando a perspectiva do fantástico tanto no ocidente quanto no oriente, apresendo-as sobre um enfoque estético como elemento maior de toda a literatura.

PROJETO PENSAMENTO E AÇÃO: LITERATURA E INCLUSÃO SOCIAL

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As Acadêmicas de Letras / UNESC Fairuse Moreira e Maria das Graças desenvolveram um super projeto na escola Josino Brito que terá como desfecho um grande evento de cultura popular neste Sábado (23/06), às 19:30. Parabéns pelo grandioso projeto. Cultura do Cordel Cultura Hip-Hop Apresentando: Declamações de poesias; teatros; danças; música; Cordéis; AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSINO BRITO 23 DE JUNHO - 19:30 Literatura é atitude Mental!

UMA LEITURA TEÓRICA DO MODERNISMO BRASILEIRO

Alguns princípios teóricos devem ser levados em conta quando vamos discutir o modernismo brasileiro. Estes princípios nos proporcionam uma visão estética e semiótica dos recursos de composição da arte moderna, inclusive com conexão nos cenários culturais e políticos. Seguem cinco itens importantes a esta análise: 1. As gerações de 30 e 45 foram abaladas pelas guerras mundiais que ampliaram a noção de humanismo, onde o corpo social passa a ter valor subjetivo, ou seja, o individual é deixado de lado em detrimento de um único corpo coletivo; este reflexo é visto na poesia de Drummond, na prosa de Clarice Lispector, etc. 2. Com a conclusão do último cânone (o simbolista) a literatura do modernismo de 22 sobrevive de idéias e projetos soltos, constituídos de experimentalismos e técnicas ousadas (vanguardismo) que acabaram por moldar o pastiche (o retorno constante a códigos canônicos e temas do passado para composição do novo); com o amadurecimento da nossa literatura regional, pós 22 ...

HERMENÊUTICA

Muito se tem falado da desinportância da Língua Portuguesa no âmbito social e cultural, prevalecendo a idéia de que o que importa é a comunicação; muitos tem acreditado que o professor de língua portuguesa apenas está "obstruindo" o caminho entre a informação e o detentor dela, como um obstáculo à linguagem fácil e chula, o que alguns acreditam ser motivo de "comunicação"; o que nem todos sabem, é que nosso conhecimento teórico está intrisecamente ligado ao nosso repertório vocabular; quem conhece mais palavras tem mais idéias teóricas, é mais espontâneo e consequentemente mais expressivo; por outro lado, quem conhece os mecanismo coesivos da gramática, articula mais as idéias e consegue representá-las com clareza e definição, evitando os embaraços da falta de objetividade; ao contrário do que alguns pensam, falar corretamente é ser mais objetivo do que aquele que fala truncado e demonstra ausência de objetividade quando não consegue um termo correto e adequado. As...

EASY RIDER - SEM DESTINO (filme)

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(1969) Procurar duas pontas de caminhos tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo; discutir ideologia a partir da contra-ideologia, ou o que é pior, discutir ideologia onde ela mora enfaticamente: na cultura americana ou o seu american live; Easy Rider é um filme de motoqueiros para motoqueiros;

ANÁLISE DO POEMA "PÓ / ÉTICA"

Esta análise foi operacionalizada em sala de aula e serviu como modelo para novas incursões em poemas concretos. Alguns recursos e abordagens surtem mais efeito nas poéticas concretas, mas que não impedem da prática em poemas de outros estilos.  Poema: Prof. Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes Autores: Andressa Gomes Borges, Deloir Schreiber, Fairuse Moreira Rodrigues, Geisy Emiliana Maurício, Inara Luiza Salvi Dallolmo, Jucilayne Regina Cambuí, Maria Andréia Garcia, Messias Pereira, Miriam Bomfim. (Acadêmicos do 7º período de Letras) “PÓ/ ÉTICA”. Digo não: Ex-cravo Não escrevo, encravo No ex de tudo Trono De tono Detrono a tibia Verso meu de todo dia De tudo isso Não insisto Apena: IN saio OU tudo OU NADA A nada No D do dado No ser do seio Do próton ao nariz do pluto A arte é sempre a mesma Um pingo de ti e uma letra de mim Um gesto, assim, desaforado. Palavra da lava, mentira suja lavada Prata e preto Plutão e Pl...

MODERNISMO BRASILEIRO

Orientações do Prof. Rômulo Giácome As vanguardas Européias : Os "ismos" sempre foram considerados elementos chatos de serem compreendido pelos alunos iniciantes e completamente incensados pelos críticos conteudísticos sociais, uma vez que suas repercussões não reverberam na teia social brasileira do modo como deveria ser. Mas para aqueles literatas preocupados com a teia da linguagem que compõem o casulo da arte verbal, as vanguardas são o ponto máximo da evolução da literatura efetuada pelo simbolismo, uma vez que preconiza o signo como elemento mediador (demiurgo) do elemento sensível com o néctar na poesia, o conteúdo. Vindo ao encontro desta premissa, abordaremos as vanguardas por pequenas dicas intrínsecas a sua constituição semiótica que contribuíram sobremaneira ao entendimento e análise de fragmentos de poemas contemporâneos. Vejam o esquema abaixo: Separaremos as vanguardas por percepções semiotizadas: I Verbais Enfoque nos termos da língua (palavras) que tem...

DICAS PARA A ANÁLISE LITERÁRIA

Prof. Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes O presente texto tem o intuito de fornecer alguns subsídios teóricos e práticos para a abordagem do objeto poético, com fins a análise literária.   1 DÊ MARGENS ÀS PRIMEIRAS IMPRESSÕES; - Destaque o Valor Denotativo das palavras primeiro, pois é preciso conhecer o referencial para desvendar os sentidos; - Valorize as Imagens; realize-as com fidelidade e clareza de detalhes; elas darão informações valiosas sobre o texto 2 PROCURE AS CONTRADIÇÕES : - Segundo a semântica Greimasiana, o sentido sempre está na diferença; faça uma leitura inspecional procurando estranhamentos ou referências não determinadas; procure também os exageros; além de imagens insólitas, que podem levar a outros campos expressivos e semânticos. 3 SAIBA DISTINGUIR O GÊNERO: - Um poema também pode estabelecer contatos com gêneros narrativos; observe se ele é mais descritivo, dando ênfase aos adornos ou detalhes nas imagens; ou se é narrativo, valor...

RENATO RUSSO NÃO MORREU

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Domingo, aproximadamente 22:00 de calor e chuva; mesmo que ao fundo tenha sons avulsos de chuva, pequenas nuvens de calor exalam do corpo da terra; a vontade de escrever foi mais forte que a preguiça e a loucura foi solta após seções cavalares de músicas de CSS (Cansei de Ser Sexy) e os filmes Taxi Drive e Apocalipse Now Redux; BLOG DO MARCELO CAMELO Que os Los Hermanos representam ainda alguma coisa nova no novo rock and rola (enrola) e pululam interesses hermafroditas na MPBS (S de samba), bem, todos sabem; o novo-velho album deles, quatro, soa intrigantemente, bossa. Bem, mas o que interessa agora é ler o que o marcelo camelo, ilustre componente da banda, escreve em um blog hospedado na globo.com. O primeiro dos já dois textos escritos por ele são bem banacas; separados os excessos retóricos de início pensante do autor, acoselho dar uma acessadinha; o primeiro texto é bem semiótico; fala de armadilhas do mundo icônico, de representação e de questões quase que semióticas da lingua...

OFICINAS NA ESCOLA CARLOS GOMES - PROJETO CULTURA ITINERANTE

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No dia 25 de Agosto, os acadêmicos do 4º período Letras / Inglês, desenvolveram a primeira etapa do projeto CULTURA ITINERANTE. Na ocasião, ofereceram 10 oficinas aos alunos da escola Carlos Gomes, nos dois períodos, manhã e tarde. O projeto atendeu mais de 500 alunos em ambos os períodos, levando informações e atividades sobre recital de poesias, leitura digital de filmes (épicos e desenho animado), linguagem da propaganda, oficina sobre piadas e charges, fábulas, crônicas contemporâneas, expressão corporal e teatro, literatura e música popular. O evento teve o total apoio da equipe pedagógica e direção, bem como de todos os membros do corpo docente da referida escola, que permitiram o uso de todas as aulas da sexta-feira para a relização do projeto. Organizado e Coordenado pelo estágio de Letras, sob responsabilidade do Prof. Rômulo Giácome, o evento agregou mais experiência aos futuros professores, criando um ambiente de discussão e prática das linguagens artísticas que cercam o ens...

(+ fotos) OFICINAS NO CARLOS GOMES - 25 DE AGOSTO

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UM PRESENTE LITERÁRIO A TODOS

O TEOLITÉRIAS está de volta; depois de quase dois meses sem postagem, voltamos a ativa novamente; Para tanto, vos presenteio com este belíssimo poema em prosa de Jorge de Lima; Um achado, uma pérola; Um dos grandes poemas em prosa da nossa língua, que consegue subverter os limites entre o plástico e o verbal; Aproveitem o presente e contemplem o sublime momento da poesia; Abraços a todos; _______________________________________ O grande desastre aéreo de ontem Para Cândido Portinari Vejo sangue no ar,  vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice.  E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivárius. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão.  Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor.  Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último sal...

PESQUISADORAS DO GRUPO TEOLITERIAS DEFENDEM PROJETOS

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por Professor Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes HEI, HO, LETS GO!!! Antes de começar este post, quero avisar aos acadêmicos do 1º período que o material de apoio para a prova está no link lá em baixo. Um beijo a todos. _______________________________________ Não poderia passar em branco uma primeira indicação musical: Morrissey em RINGLEADER OF TORMENTORS - (foto abaixo) Fatal e sedutor;não faltam motivos críticos para escutar Morrissey, uma vez que ele salvou o Rock nos anos 80 com a banda The Smiths; as minorias, aqueles que clamam pelo amor, ou pelo amor indubitavelmente grandioso, para esses The Smiths tocavam; ou para aqueles que sentiam-se pequenos demais diante do mundo ou grandes demais para o próprio corpo; a inconsistência de se reconhecer perdedor, anarquicamente envolvido nos desejos ocultos que dilaceram o corpo e deturpam a alma; talvez o elemento sensorial de sentir o chão caindo sobre a cabeça "I know over"; bem, The Smiths é antológico; mas voltando a Morr...

AINDE QUE FIQUE, SEMPRE SOBRA

Por Rômulo Giacome de Oliveira Fernandes _______________________________________________ quando andamos no solo seco solo tênue próximo as linhas do caminho se fecham e se cruzam por sobre elas mesmas; fundem-se na pele o ferro e flutuando o contorno da estrada circula no vento e faz-se alto girando luminoso de fronte formando uma auréola sufoca a cabeça que pesada cai na terra da estrada sem caminho formando o pó e mais nada onde estaria no leito a acabar sabendo que pedaços sensíveis despedaçadas epidermes sofrem o peso sufocante da escolha e da vida afora correndo diante do vazio que agora enegrecido pelas formas invisíveis pedem um pouco de mim onde mim mesmo estaria desperto a acordar sem saber que o frio não corta nem o fogo queima só o vazio silencioso que marca o espaço, definha o sonho e destrói a última gota de lembraça ficando o resto, ainda, a contemplar as sobras do tempo e da consciência com a cara na lama, os pés na merda a cabeça pendida a...

LITERATURA DO ESGOTAMENTO OU LITERATURA DA PLENITUDE?

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por Rômulo Giacome de Oliveira Fernandes Se a arte rompe os fins dos tempos em busca de algo para imitar, a tendência pós-moderna é acreditar qua a própria imitação é matéria de ficção; A ficção por sobre a ficção; tendo em vista que o universo real é uma ilusão; Esta estratégia de auto-devoração, faz com que toda obra se auto-referencie; e nesta teia de re-criações, o novo não surja no produto, mas no processo. Para Linda Hutcheon, existem os termos MIMESE DO PRODUTO e MIMESE DO PROCESSO; o primeiro é a realização da imitação do "real"; das personagens, da verossimilhança, dos objetos; no segundo caso, é uma imitação do processo de invenção, mostrando os códigos, os recursos, as marcas que ficam escondidas quando do ato da leitura; é uma espécie de Narcisivação (Narciso) do processo de fazer, de compor, de apresentar; o artista tem a obrigação de agregar ao seu texto o processo de composição, o modus de escrever, as marcas utilizadas; O resumo de Jonh Barth faz é emb...